Comenda 2 de julho é outorgada ao General de Exército Artur Costa Moura durante sessão especial da Assembleia Legislativa da Bahia

Em sessão especial, a Assembleia Legislativa da Bahia outorgou ao General de Exército Artur Costa Moura a Comenda 2 de julho.
Em sessão especial, a Assembleia Legislativa da Bahia outorgou ao General de Exército Artur Costa Moura a Comenda 2 de julho.

Em sessão especial bastante concorrida, realizada na manhã de quarta-feira (16/08/2017), a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) homenageou com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria do Poder Legislativo, o General de Exército Artur Costa Moura, comandante Militar do Nordeste. A Comenda 2 de Julho é destinada a homenagear personalidades que, pela prestação de serviços de excepcional e relevante interesse público, se tenham tornado merecedoras de especial reconhecimento da Assembleia Legislativa.

A solenidade reuniu militares do Exército, Aeronáutica e Marinha, Polícia Militar, autoridades políticas e civis e um grande número de amigos, admiradores e familiares do homenageado. O evento contou, também, com a presença do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia Baltazar Miranda Saraiva. A Banda de Música do Exército abrilhantou a sessão com execução dos hinos Nacional e da Bahia.

O Projeto de Resolução (PR) concedendo a homenagem foi proposto pelo deputado José de Arimateia Coriolano de Paiva (PRB), que transferiu a autoria —  a pedido do deputado Marcelo Nilo, presidente da ALBA, à época da votação do PR no plenário — para o deputado Adolfo Emanuel Monteiro de Menezes (PSD). O gesto do deputado José de Arimateia (PRB) foi destacado, durante a solenidade, pelos colegas Angelo Coronel, presidente da ALBA e Adolfo Menezes.

O general Artur Costa Moura nasceu em 31 de maio de 1956, no município baiano de Jequié. Filho de Manoel da Silva Moura e Noélia Costa Moura, é casado com Cláudia Benita Pedrosa Moura e pai de Flávia e Adriana Moura.

Ao discursar, o deputado Adolfo Menezes afirmou que estava sentindo uma grande emoção em poder homenagear tão importante autoridade. Ele disse que entende que a honraria é tão relevante que esta é apenas a segunda vez que apresentou esta proposição por achar que poucas personalidades são merecedoras.

“Bom pai, bom marido, bom filho, o general Artur Costa Couto iniciou seus estudos no Colégio Militar do Exército, em Salvador, um dos melhores colégios da nossa capital e do Estado, que infelizmente outras instituições não se espelham neste exemplo. Com apenas 19 anos, ingressou ma Academia Militar de Agulhas Negras que, entre seus objetivos, prepara homens com ensino superior para atos de bravura. O general de alto escalão é naturalmente baiano. Incansável estudioso e dono de um currículo espetacular por toda sua brilhante carreira”, ressaltou Adolfo Menezes em seu longo discurso.

O homenageado, por sua vez, agradeceu aos deputados Angelo Coronel, Adolfo Menezes e José de Arimateia pela homenagem e fez questão de afirmar que a outorga Comenda 2 de Julho lhe fez voltar ao tempo. Em seguida fez um relato minucioso de toda sua história até o momento, agradecendo principalmente aos pais, filhos e a esposa.

“Tudo começou quando minha família se mudou para Salvador em 1965, deixando o interior do Estado. Não esqueço que a origem de toda minha família é do interior baiano. Não posso deixar de ressaltar meu amor pelo Exército e pela Bahia. Passei ao longo da carreira por muitos lugares, mas o meu sonho sempre foi fixar residência aqui. Minha vida profissional está muito ligada à Bahia”, declarou o general Artur Costa Moura em longo agradecimento que recebeu calorosos aplausos.

Justificativa

Na justificativa do projeto de resulução para conceder a honraria, Adolfo Menezes informou que o homenageado é integrante do Alto Comando do Exército, tendo ingressado na instituição em 17 de fevereiro de 1975, na Academia Militar das Agulhas Negras. Após quatro anos de graduação no ensino militar bélico, foi classificado no 19º Batalhão de Caçadores.

Participou em sua vida militar de diversos cursos, tornando-se mestre em Operações Militares (Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, Rio de Janeiro), e doutor em Ciências Militares (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, Rio de Janeiro). Participou ainda do Curso de Política, Estratégia e Alta-Administração do Exército, na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército e Pós-graduação em Assessoramento Parlamentar e Relações Executivo-Legislativo – Universidade de Brasília; Pós-graduação em Ciência Política – também na UNB, e MBA Executivo, na Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro.

Ao longo de sua trajetória, exerceu diversos cargos e funções de significativa importância, entre os quais destacam-se, além do Comando da 6ª Região Militar, em Salvador, o de comandante do 19º Batalhão de Caçadores – Batalhão de Pirajá, Salvador; chefe da Assessoria de Relações Institucionais do Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília; comandante do 17ª Brigada de Infantaria da Selva- Brigada Príncipe da Beira, Porto Velho-RO, grande Unidade Operacional que tem por missão realizar operações militares em sua área de responsabilidade de aproximadamente setecentos mil quilômetros quadrados, englobando 78 municípios e uma fronteira de 2.200 quilômetros. Foi ainda secretário-geral do Exército, em Brasília, onde exercia, entre outras funções, as de secretariar as reuniões do Alto Comando do Exército, elaborar o boletim, coordenar a segurança do Quartel-General e dirigir as entidades vinculadas à Secretaria Geral (SGEx).

Condecorações

Entre as condecorações com que foi agraciado ao longo de sua trajetória militar, destacam-se: Ordem do Mérito Militar-Grau Grande Oficial, que é concedida aos militares do Exército Brasileiro que tenham prestado notáveis serviços ao País ou que se hajam distinguido no exercício de sua profissão; a Medalha Mérito Tamandaré, destinada a autoridades, instituições e personalidades civis militares que tenham prestados relevantes serviços na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil; a Ordem do Mérito Aeronáutico, Grau Oficial que reconhece os serviços prestados à Aeronáutica por personalidades civis e militares e por Organizações Militares, instituições civis, brasileiras ou estrangeiras; a Medalha da Ordem, José Joaquim da Silva Xavier- Polícia Militar de Brasília- Grau Grã Cruz; A Ordem do Mérito do Ministério Público de Rondônia -Grau Grã Cruz, a Medalha Mascarenhas de Morais, Medalha da Vitória, a Medalha da Honra do Exército da República do Paraguai e a Medalha Tomé de Souza, da Câmara Municipal de Salvador.

Recebeu ainda os Títulos de Cidadão de Salvador e Cidadão Sergipano, este último outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Confira imagens do evento

[wp-flowplus style=baseline]

 

Vídeo do evento

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do Concurso Público de 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 142080 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.