
O deputado federal Robinson Almeida (PT-BA) afirmou nesta quinta-feira (10/08/2017) que o “Distritão”, aprovado pela comissão da Câmara que discute a Reforma Política, é uma grande armação para reeleger a maioria dos atuais parlamentares.
“Seus defensores fizeram as contas e perceberam que esse é o melhor caminho para mantê-los no poder”, explicou Robinson.
O novo modelo é baseado no voto majoritário, diferente do atual que é proporcional. Hoje, para ser eleito, o candidato não depende apenas dos votos que recebe, conta também com os votos dados ao seu partido ou coligação. Desta forma, o voto dos eleitores é melhor aproveitado.
No sistema Distritão, não importa a quantidade de votos do partido ou coligação. Isso levará os partidos a concentrar a votação em poucos concorrentes. “Quem serão os candidatos escolhidos pelos partidos? Não tenham dúvidas: os próprios detentores dos mandatos”, argumenta o deputado Robinson.
A proposta, que agora segue para aprovação em plenário, é amplamente discutida em todo o mundo. E na maioria dos países é considerada como um modelo antidemocrático, que só é adotado em dois lugares, no Afeganistão e na Jordânia.
Segundo Robinson, os deputados estão legislando em causa própria, visando obter privilégios na disputa eleitoral. “É um golpe na democracia pra impedir a tendência de grande renovação da Câmara”, afirmou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




