O deputado estadual Ubirajara da Silva Ramos Corôa (Bira Corôa) manifestou moção de pesar nesta terça-feira (19/09/2017), por decorrência do falecimento do líder Quilombola Flavio Gabriel Pacifico dos Santos, mais conhecido como ‘Binho do Quilombo’, que foi morto no município de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador (RMS) na manhã desta terça.
Durante seu discurso no grande expediente, em sessão na Assembleia Legislativa da Bahia, neste mesmo dia, o deputado falou sobre o acontecimento e o trabalho que Binho do Quilombo desenvolvia junto as comunidades quilombolas da região de Simões Filho.
“Expresso meu pesar e indignação, pelo falecimento do ambientalista, ativista e defensor dos diretos das comunidades quilombolas em função da disputa pela posse da terra, o companheiro de luta, Binho do Quilombo, que foi brutalmente assassinado nesta terça, na porta escola de sua filha.
Binho também estava à frente da luta contra a construção de Centro de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR), a ser instalado em áreas remanescentes de comunidades quilombolas e de preservação ambiental da região, pela empresa Naturalle. Continuarei lutando pelos direitos das minorias, que sofrem violência, abusos diariamente”, destacou o deputado Bira Corôa.









