FENAGRO completa 30 anos; atividade do agronegócio ocorre no Parque de exposições da Bahia; confira programação

Cena da 29ª abertura oficial da FENAGRO, no Parque de Exposições da Bahia. Edição de 30 anos conta com extensa programação e oportunidades de negócio.
Cena da 29ª abertura oficial da FENAGRO, no Parque de Exposições da Bahia. Edição de 30 anos conta com extensa programação e oportunidades de negócio.

A Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO) completa, em 2017, 30 anos.  A Fenagro é considerada o maior evento do segmento do Norte/Nordeste e um dos cinco mais importantes do Brasil, acontece entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro de 2017, no Parque de Exposições da Bahia, em Salvador. Na 30ª edição, a feira viabiliza oportunidades de negócios e ações de fomento ao setor agropecuário, que vão desde a comercialização de produtos artesanais, até leilões de animais com alto padrão genético, que chegam a custar R$1,5 milhão. Além disso, o evento tem atividades para toda a família como o Espaço Kids, praça de alimentação com restaurantes diversos, exposição e torneio de animais, entre outros serviços oferecidos ao público.

A FENAGRO é uma realização da Central das Exposições, representada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACOOBA), promovida em parceria com o governo do Estado, através das secretarias da Agricultura (SEAGRI), e de Desenvolvimento Rural (SDR), além de outras instituições. São apoiadores o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Caixa Econômica Federal (CEF), Banco do Brasil (BB) e Desenbahia.

AVENIDA DO AGRONEGÓCIO

Corredor localizado no centro do Parque de Exposições de Salvador, que reúne secretarias do governo do Estado e instituições ligadas ao segmento, com suas ações e projetos de fomento ao agronegócio e agentes financeiros, trazendo oportunidades de novos investimentos, a Avenida é novamente uma das atrações desta edição da FENAGRO. O local abriga ainda o gabinete do secretário da Agricultura, Vitor Bonfim, que é transferido para o Parque durante os nove dias do evento, onde acontecerão encontros importantes relacionados ao segmento agropecuário, a reunião do Programa de Desenvolvimento do Agronegócio (PRODEAGRO). A Avenida também tem atrações para o público em geral.

Idealizada pela Secretaria da Agricultura da Bahia (SEAGRI), ao longo da Avenida do Agronegócio estarão expostas as razões para se investir na agropecuária da Bahia, a partir da união dos elos (Poder público, Bancos e Entidades de classe). O espaço traz ainda a exposição das potencialidades da agropecuária do Estado, que fazem com que investidores de todo o mundo sejam atraídos para se instalar aqui. O cenário atrativo compõem-se de condições naturais de clima, solo e extensão territorial, que garantem a Bahia uma matriz produtiva que reúne mais de 50 produtos vegetais cultivados, e cerca de uma dezena de segmentos com importância econômica significativa na pecuária; segurança fitossanitária, mantendo o Estado livre de diversas doenças e pragas na agricultura e pecuária; vocação para o desenvolvimento da pesca, aquicultura e carcinicultura, e fomento a pesquisa e inovação tecnológica, que viabilizam, por exemplo, a  produção de mudas de qualidade e mais resistentes a pragas, entre outras ações.

CETAB – CENTRO TECNOLÓGICO DA AGROPECUÁRIA DA BAHIA

A Avenida do Agronegócio também traz um espaço reservado ao Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (CETAB), da SEAGRI. Lá serão divulgados os serviços e pesquisas realizados nos 12 laboratórios do Centro, localizado no bairro da Ondina, Salvador. O Centro é referência em pesquisas agropecuárias que impactam significativamente no controle de doenças e pragas nas áreas vegetal e animal, além de análises de solo, controle de qualidade de alimentos e classificação de produtos de origem vegetal.

CÂMARAS SETORIAIS

Marcando a retomada das discussões das Câmaras Setoriais, serão realizadas reuniões e palestras durante a Feira. As câmaras setoriais reuniram representantes do poder público, setor produtivo e instituições ligadas ao segmento agropecuário na criação e execução de planejamento para 20 anos, voltado às cadeias produtivas estratégicas.

SALÃO INTERNACIONAL DE NEGÓCIOS

Fomentar negócios internacionais, promover capacitações e debater temas estratégicos voltados à inovação e o aumento da competitividade da agropecuária baiana, são os objetivos do VI Salão Internacional da 30ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (FENAGRO). Realizado pela Secretaria da Agricultura (SEAGRI), o Salão funcionará entre os dias 25 de novembro a 03 de dezembro, na Avenida do Agronegócio, com uma programação composta de workshops e fóruns, idealizados pelo Corpo Consular da Bahia.

Agenda

Domingo, 26/11/2017

Promotor: Consulado Geral da Argentina

Cônsul Geral: Pablo Virasoro

9h – Montagem dos stands no salão internacional.

10h – Abertura da Feira. 1

1h às 17h – Exposição e promoção dos produtos argentinos.

17h – Abertura oficial da Feira com presença de autoridades estaduais, municipais e mídia.

18h – Coquetel de abertura oficial do stand argentino na Feira, com presença de autoridades e mídia. 1

9h – Show com o duo formado pelo bandoneonista argentino Carlos Quilici e o guitarrista argentino Juan Ignazio Aspeitia, e apresentação de Tango com dançarinos da Associação Baiana dos Amantes de Tango (ABATANGO).

2 21h – Encerramento do evento.

Segunda-Feira, 27/11

Promotor: GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA – Assessoria Internacional, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia

10:00 / 17:00 – Reunião Anual de Órgãos do Estado com o Corpo Consular: “Bahia e Relações Internacionais – Agenda 2018”

18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento e Contatos Diretos com o Trade de Turismo

Terça-Feira, 28/11 Unijorge Núcleo de Estudo de Relações Internacionais

10:00 às 18:00 Exposição sobre experiências de viagens de Intercambio Acadêmico. Quarta-Feira, 29/11

Promotor: Consulado da Finlândia

Cônsul: Wilson Andrade 10:00 / 17:00 – Atendimento aos visitantes, autoridades e mídia Apresentação de vídeos culturais e econômicos Oportunidades de negócios, turismo e investimentos

3 18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento e Contatos Diretos

Quinta-Feira, 30/11 Unifacs – Núcleo de Estudos de Relações Internacionais

10:00 às 18:00 Apresentações e Exposições de Trabalhos

Sexta-Feira, 01/12

Promotor: Consulado Honorário da França

Cônsul: Laurent Canovas Apresentação de vídeos sobre gastronomia, turismo, culturais e econômicos da França.

10:00 / 17:00 – Apresentações de produtos e realizações por empresas francesas instaladas no Brasil. Distribuição de folhetos, revistas. Oportunidades de negócios, turismo e investimentos

18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento

Sexta-Feira, 01/12

Promotor: Consulado Honorário da Grécia

Cônsul: Miriam de Almeida Souza

10:00 / 18:00 – Apresentação de vídeos sobre gastronomia, turismo, culturais e econômicos da Grécia. Atendimento aos visitantes, autoridades e mídias

14:00 – 17:00 Palestra e Debates: Grécia, grandes filósofos. Platão: Justiça e Liberdade. O mito da caverna. Aristóteles: os valores éticos e a busca da felicidade. (Nova Acrópole)

17:00 Video sobre The Posidonia International Shipping Exhibition, 04 a 08 de Junho, 2018, em Atenas- Grécia

17:30 Oportunidades de negócios, turismo

4 18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento Sábado,

02/12 Promotor:

Consulado Geral do Uruguai Cônsul Geral: Lorena Garcia

10:00 / 17:00 – Atendimento aos visitantes, autoridades e mídia

14:00 Apresentação de vídeos culturais

15:00 Apresentação de música uruguaia

16:00 Oportunidades de negócios, turismo e investimentos

 18:00 / 21:00 – Coquetel de Congraçamento e Contatos Diretos

Ademais, também estarão presentes neste fórum secretários estaduais; embaixadores da União Europeia, além de representantes de organizações nacionais e internacionais.

ADAB – AGENCIA DE DEFESA AGROPECUÁRIA DA BAHIA

Educar para transformar. É assim que a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) vai atuar na 30ª edição da Fenagro.  A agência vai proporcionar aos visitantes da feira um projeto de cunho educativo, que tem por objetivo integrar as crianças dos centros urbanos com o meio rural. Denominado de “ADAB na Exposição”, desperta a importância do segmento agropecuário para o desenvolvimento do país.

Devem participar da ação, alunos da rede pública e privada de ensino, através de diversas atividades educativas, além das vistas aos pavilhões de animais, stands e institucionais. Lá eles poderão assistir a apresentações de teatro de fantoches, sobre Carne e Leite de qualidade, com enfoque do trabalho realizado pela ADAB, em prol da oferta de alimentos seguros e de combate a clandestinidade da carne e do leite. É esperado um público de cerca de 3 mil alunos das escolas de Salvador e região metropolitana (Lauro de Freitas, Camaçari, Simões Filho, entre outros), só no stand da agência.                       As vistas das escolas ocorrerão a partir do dia (27), segunda-feira, (1), sexta-feira, sempre de 8h às 12h e das 14h às 17h. A participação das escolas é gratuita. A ADAB contará também com 10 auxiliares de fiscalização, 13 médicos veterinários para garantir todo o processo de entrada dos animais que tem seu inicio a partir do dia 23/11, o espaço contará com a CASA DO PAPAI NOEL.

BAHIA PESCA

A Bahia Pesca, empresa vinculada a Secretaria da Agricultura, traz para a “Avenida do Agronegócio”, a CADEIA PRODUTIVA DA TILÁPIA SISTEMA DE PRODUÇÃO DE PESCADO COM A TECNOLOGIA DE BIOFLOCOS, acontecerá no seu stand a apresentação do tanque de criação de peixes com a utilização do sistema de bioflocos.  Será apresentado um kit composto por 1 tanque de oito mil litros, com 30 peixes da espécie tilápia, para demonstração do equipamento.

Vantagens:

▪ Pouco uso de água;

▪ Baixo custo;

▪ Facilidade de manejo;

▪ Alta produtividade;

 ▪ Geração de renda;

▪ Uso de pouco espaço;

 ▪ Baixo impacto ambiental.

 “GASTRONOMIA DA TILÁPIA” A proposta da Gastronomia da Tilápia é inovar a apresentação dos produtos à base dessa espécie, possibilitando a degustação, por parte dos visitantes, de um peixe saboroso e saudável. A iniciativa visa ofertar aos visitantes um prato novo, “o peixe espalmado”, assado na brasa, que poderá ser consumido empratado com farofa e salada ou como petisco para aperitivo. A unidade que será montada na FENAGRO 2017 será uma cozinha equipada com utensílios e equipamentos simples, porém necessários para produção do prato em escala de médio porte, contendo todas as condições de higiene e garantindo segurança alimentar para os consumidores. Todos os trabalhadores desta unidade passam por capacitação para manipulação e higiene dos produtos, utilizam equipamentos de proteção individual e estarão habilitados para trabalhar, de acordo com as orientações de saúde ocupacional e segurança alimentar. “COMERCIALIZAÇÃO” Será montada uma estrutura para comercialização da tilápia espalmada, onde os visitantes poderão provar o peixe no local e adquirir o produto in natura. Uma associação de piscicultura do estado, assistida pela Bahia Pesca, estará realizando essa apresentação durante o evento, oferecendo uma infraestrutura com mesas e cadeiras a fim de que os fregueses possam ter um ambiente confortável para degustar a saborosa tilápia. O stand contará também com demonstração da Fábrica de Conserva de Pescados, com a proposta de utilizar como matéria prima principal, pescados de baixo valor comercial e a fauna acompanhante da pesca artesanal, que são descartados pelos pescadores e donos de embarcações, oferecendo novos produtos de alta qualidade nutricional, boa visibilidade comercial e saborosos, dando oportunidade a ser criado uma nova vertente de mercado. Esta pequena unidade receberá mariscos como o sarnambitinga (chumbinho), sururu, ostras, peixes de baixo valor comercial, e o público poderá acompanhar o processamento dentro dos padrões de segurança higiênico-sanitário. A fábrica é certificada com selo de inspeção estadual, o que garantirá a comercialização dos produtos no mercado formal.

FENAGRO 2017 TERÁ EXPOSIÇÃO SOBRE O CORPO ANIMAL – MUSEU DA ANATOMIA VETERINÁRIA E ZOOTECNIA

O Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado da Bahia –CRMVBA, a Sociedade de Medicina Veterinária da Bahia – SMVBA, o Curso de Medicina Veterinária da União Metropolitana de Educação e Cultura – UNIME, a Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade Federal da Bahia – UFBA e o Sindicato das Indústrias de Carne da Bahia- SINCAR com o apoio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia – SEAGRI, trazem pela primeira vez a exposição “O Corpo Animal” – Museu da Anatomia Veterinária e Zootecnia, que ficará aberta ao público durante toda a FENAGRO 2017. O acervo é composto por esqueletos, animais taxidermizados, órgãos e estruturas anatômicas de animais vertebrados, cuidadosamente preparados pelas mais diferentes técnicas. Como Presidente do CRMVBA e Professora de Anatomia Veterinária, a Medica Veterinária Ana Elisa Almeida enfatiza: “A Exposição se constitui numa oportunidade inédita de aprendizado, onde o público poderá conhecer de forma didática e lúdica a constituição anatômica do organismo animal, principalmente daqueles que estarão durante toda a semana em exposição, ao vivo, nos diversos pavilhões do Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador, despertando vocações para futuros profissionais nas áreas das ciências Veterinária e Biológica”.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) participará, pela primeira vez, da A iniciativa foi motivada por um convite da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), parceira constante do IBGE no estado, o qual, além de muito bem-vindo, foi avaliado como extremamente oportuno e estratégico. “O IBGE entende que participar como parceiro institucional da 30ª FENAGRO é uma excelente oportunidade para fortalecer nossa relação com a SEAGRI e demais atores do setor agropecuário. Será ainda uma chance única de divulgar e dar ainda mais visibilidade ao Censo Agro 2017, além de fortalecer a imagem institucional do instituto junto a diversos de nossos públicos-chaves, uma vez que a feira também recebe visitas de escolas, famílias e da mídia local”, afirmou Artur Ferreira Filho, superintendente do IBGE na Bahia. O stand do IBGE na FENAGRO ficará na Vila do Agronegócio. Lá os visitantes poderão conhecer mais sobre a instituição e seu trabalho na produção de informações estatísticas e geocientíficas em todo o país e na Bahia. Haverá distribuição de materiais informativos e de algumas publicações, e serão desenvolvidas ações voltadas a públicos específicos, como crianças e estudantes. No espaço, também será possível saber tudo sobre o Censo Agro 2017 e acompanhar o andamento da coleta de informações na Bahia. A pesquisa está em campo desde outubro e é o mais amplo e completo levantamento de dados sobre o setor agropecuário, um dos que mais crescem atualmente no país e no estado e que é fundamental para a economia nacional e baiana.

ABAF – ASSOCIAÇÃO BAIANA DAS EMPRESAS DE BASE FLORESTAL

Este ano, a ABAF participa novamente da feira com um estande – localizado na Avenida do Agronegócio, ao lado da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) –, onde promove o ‘Programa Ambiente Florestal Sustentável’ (PAFS), coordena a reunião sobre ‘Cadastro de terras e efeitos tributários’, além de divulgar dados atualizados do setor florestal na Bahia. Um dos eventos que a ABAF coordena, em parceria com a indústria Brasileira de Árvores (Ibá), é workshop sobre “Cadastro de terras e efeitos tributários” promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e pela Receita Federal em 29/11, das 14h às 18h, no auditório da ABCN (Associação Brasileira dos Criadores de Nelore). “Além da regularização ambiental das propriedades, que são 750 mil na Bahia, é importante que os produtores cuidem também da regularização fundiária e fiscal, através do novo Cadastro Nacional de Imóveis Rurais (CNIR) e do Imposto Territorial Rural (ITR). Na oportunidade, dúvidas serão esclarecidas e orientações serão fornecidas visando o necessário enquadramento nos conceitos do novo CNIR”, A ABAF representa as empresas de base florestal do estado, assim como os seus fornecedores, e tem como meta primeira contribuir para que o setor se desenvolva sobre bases sustentáveis. Atualmente tem como associados: Aepes, Aiba, Aspex, Assosil, BSC, Caravelas Florestas, ERB, Ferbasa, Fibria, Floryl, JSL, Komatsu, Papaiz, Ponsse, Proden, Sineflor, Stora Enso, Suzano, Veracel e 2Tree.

UFRB

A Direção do CCAAB informa que a UFRB participará da FENAGRO 2017, com stand apresentando os Centros de Ensino da UFRB, os Cursos de Graduação e de Pós-Graduação, informações sobre Apicultura, Entomologia, Fitopatologia, Cultura de Tecidos, Paleontologia, etc. Será uma excelente oportunidade da UFRB apresentar seu potencial na Educação Superior, na Pesquisa e na Extensão para a comunidade visitante e participante deste grande evento do agronegócio e da agropecuária do nosso Estado.

Atividades de demais instituições que compõem a Avenida do Agronegócio:

SINDILEITE – SINDICATO DAS INDUSTRIAS DE LATICINIO E PRODUTOS DERIVADOS DO LEITE DO ESTADO DA BAHIA

O Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados do Leite do Estado da Bahia estará presente na 30ª Feira Internacional da Agropecuária (FENAGRO), o stand do Sindileite estará localizado na Avenida do Agronegócio com degustação dos produtos lácteos das marcas baianas Davaca, Leitíssimo, Natural Gurt, Dengo, Campanella, Queijos Finos e Gostoso. O público poderá degustar variedades de queijos, iogurtes e leite, além de produtos sem lactose. O stand estará aberto durante a semana de 17:00 às 21:00 e aos sábados e domingos de 12:00 às 22:00. A degustação será gratuita para os participantes da Fenagro.

SECTI – SECRETÁRIA DE CIENCIA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

A Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação realiza Hackathon sobre Agricultura Familiar.

Participantes vão criar soluções inovadoras, por meio de tecnologias digitais, voltadas para a Agricultura Familiar.

As Secretarias da Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Rural (SDR) levam para a 30ª Fenagro a edição inédita do ‘Hackathon Desafios Bahia’, no Parque de Exposições de Salvador. Entre os dias 1 e 2 de dezembro, na programação da VIII Feira Baiana da Agricultura Familiar, a maratona de tecnologia e inovação vai reunir estudantes e jovens de toda a Bahia com um único objetivo: criar soluções inovadoras por meio de tecnologias digitais voltadas para a Agricultura Familiar.

Os participantes terão 30 horas para solucionar uma problemática, ajudando na qualificação de políticas públicas executadas pelo Governo do Estado, por meio de uma parceria entre as pastas. O secretário da CT&I, Vivaldo Mendonça, espera que as soluções tecnológicas propostas pelas duas agendas atendam uma demanda real da sociedade. “A Secti está interligada com todas as áreas de atuação e os resultados sinérgicos dessa integração com a agricultura familiar atendem uma ação prioritária de Governo, que sempre busca soluções sustentáveis e renováveis em beneficio da sociedade”, disse.

Os times já foram formados com estudantes de universidades de pesquisa referências no estado: Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Federal da Bahia (Ufba), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba), Universidade Salvador (Unifacs), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) e Senai Cimatec.

Segundo o coordenador estadual do Programa Hackathon Desafios Bahia, Sócrates Santana, o governo baiano está conectado com os novos desafios da sociedade e a realização das maratonas de programação faz parte da estratégia do estado de interagir e reunir áreas do conhecimento e da economia em busca de soluções alternativas para diversos problemas.

O Hackathon Desafios Bahia: Agricultura Familiar é uma iniciativa da  SECTI, tendo como correalizadoras a SDR e a startup baiana, Startonapp e encerra um ciclo de quatro edições em 2017 direcionadas para as áreas de Políticas para as Mulheres, Trabalho, Mobilidade e, esta última, a Agricultura Familiar.

CEPLAC- COMISSÃO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA.

 A Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), apresentará todo o processo da cadeia produtiva do cacau com demonstração de produtos.

AIBA – ASSOCIAÇÃO DE AGRICULTORES E IRRIGANTES DA BAHIA ABAPA – ASSOCIAÇÃO BAIANA DOS PRODUTORES DE ALGODÃO

Será exposto no stand conjunto da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia – AIBA e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão – ABAPA, uma galeria, aberta a visitação, com painéis dos projetos desenvolvidos pelas instituições nas áreas ambiental, fitossanitária, infraestrutura e de sustentabilidade. Acontece também no stand durante os dias da Fenagro, o lançamento da Bahia Farm Show 2018, a maior feira de tecnologia agrícola e de negócios do Norte e Nordeste do Brasil, realizada no oeste baiano, reunindo políticos, produtores rurais e agentes financeiros.

BNB (Banco do Nordeste)

Criado com o propósito de incentivar o desenvolvimento da produção agropecuária na região Nordeste, através da simplificação do acesso ao crédito rural, o cartão BNB permitirá o financiamento para aquisição de máquinas, equipamentos e veículos com o Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) – responsável por financiar investimentos de longo prazo, assim como capital de giro e custeio – em até 72 meses, com prestações anuais e direito a bônus de adimplência de 15% sobre os juros, em caso de pagamento em dia. Além disso, o BNB vai possibilitar a efetuação de contratações no âmbito das linhas de longo prazo do FNE.

IBAMETRO –  INSTITUTO BAIANO DE METROLOGIA E QUALIDADE

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) vai participar da 30ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), levando o universo da Metrologia Legal (pesos e medidas) ao Parque de Exposições, no período de 25 de novembro a 03 de dezembro. Na oportunidade, o público do evento terá acesso ao Ibamóvel (unidade itinerante do Ibametro) que, por meio de uma linguagem acessível, fará apresentações à população sobre os seus direitos nas relações de consumo.Haverá ainda aulas interativas para a meninada sobre como evitar acidentes de consumo. Anualmente o Ibametro recolhe milhares de produtos e até brinquedos do mercado baiano por oferecerem riscos à saúde e a segurança dos pequenos. Estes receberão ainda cartilhas explicativas “Criança Segura”. O Diretor-Geral do Ibametro, Randerson Leal, ressalta que também é uma excelente ocasião para o empresariado do agronegócio conhecer as atividades do Instituto que podem dar suporte no crescimento dos seus negócios. “Um bom exemplo é a certificação, um dos principais aliados do empresário que deseja aumentar a competitividade de seus produtos e serviços e ampliar mercados”, explica. O Ibametro é Organismo Certificador de Produtos (OCP) e Organismo Certificador de Sistema de Gestão da Qualidade (OCS), acreditado pelo Inmetro.

O Ibamóvel vai ficar instalado na Avenida do Agronegócio da Fenagro, que é considerado o maior evento do Norte-Nordeste no segmento da agropecuária brasileira.

 CBPM – COMPANHIA BAIANA DE PESQUISA MINERAL

A Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), empresa vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE), terá um estande durante a 30ª edição da Fenagro, que será realizada de 25 de novembro a 03 de dezembro de 2017, no Parque de Exposições Agropecuárias da Bahia, Durante a Fenagro, a CBPM vai expor peças do artesanato mineral produzidas através do Programa de Inclusão Social da Mineração (Prisma).

O Prisma foi criado pelo Governo do Estado para implantação de unidades de produção de pequeno porte com a finalidade do aproveitamento de substâncias minerais e dos rejeitos de diversas atividades industriais da mineração, por artesãos ou pequenas comunidades, predominantemente no semiárido baiano.

A CBPM é responsável pela gestão técnica e operacional do Programa em relação à implantação, supervisão, acompanhamento e fiscalização dos projetos e o desenvolvimento das atividades e ações, para orientar as prefeituras e entidades privadas sem fins lucrativos (associações, cooperativas, sindicatos, fundações, entre outras), interessadas em participar do Prisma.

O Programa desenvolve ações em áreas distintas. O Projeto Artesanato Mineral promove a implantação de núcleos para a produção de adornos, bijuterias, estatuetas, gemas lapidadas e objetos utilitários, aproveitando pequenos depósitos ou ocorrências minerais, enquanto o Projeto Paralelepípedo desenvolve ações voltadas para a formação e o treinamento de mão-de-obra na produção de materiais de pavimentação, em municípios com esta carência.

Já o Projeto de Exploração Mineral Comunitária desenvolve ações de suporte e incentivo à extração e ao beneficiamento em pequena escala de recursos minerais por pequenos mineradores reunidos em Associações, Cooperativas ou ainda em garimpos. Os principais mercados para esses produtos são as indústrias química, cerâmica e da construção civil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.

Facebook
Threads
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading

Privacidade e Cookies: O Jornal Grande Bahia usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso deles. Para saber mais, inclusive sobre como controlar os cookies, consulte: Política de Cookies.