Congressistas dos EUA acusam juiz Sérgio Moro de condenar, sem provas, ex-presidente Lula

Um grupo formado por 12 congressistas norte-americanos enviou nesta sexta-feira ao embaixador do Brasil em Washington, Sérgio Silva do Amaral – com cópia para todos os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) – um documento em que afirma não haver prova de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ou já foi proprietário do triplex da OAS no Guarujá, no litoral de São Paulo. Por causa disso, os deputados e senadores dizem estar muito preocupados com a condução deste processo penal pela 13ª Vara Federal de Curitiba e pelo TRF-4.

Eles fazem um pedido: “Clamamos veementemente às autoridades brasileiras que imprimam o máximo esforço e diligência para garantir o direito de Lula a um processo justo”.

No início da carta, os congressistas já deixam claro o que os motiva a escrever: “Estamos muito preocupados com o conjunto de evidências de sérias violações ao direito de Lula ter um julgamento justo e feito por autoridades imparciais, que parecem ser uma ação deliberada, de motivação política, de perseguição judicial”, apontam os norte-americanos, lembrando também que Sérgio Moro deixou que a Polícia Federal grampeasse de maneira ilegal o telefone do ex-presidente e, depois, ainda vazou o conteúdo deste grampo à imprensa, expondo conversas pessoais de Lula com sua família e com a então presidenta em exercício, Dilma Rousseff.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading