Salvador: Lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho vão contar com 1,5 mil profissionais de segurança

Lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho vão contar com 1,5 mil profissionais de segurança pública.
Lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho vão contar com 1,5 mil profissionais de segurança pública.

As tradicionais lavagens de Itapuã e do Rio Vermelho vão contar com mais de 1,5 mil profissionais da segurança pública com o objetivo de garantir tranquilidade para quem for prestigiar os festejos. Além dos efetivos, a Secretara da Segurança Pública (SSP) vai montar postos para o trabalho dos policiais militares e bombeiros e haverá também reforço de pessoal nas Delegacias Territoriais de Itapuã (12ª) e do Rio Vermelho (7ª).

Na Lavagem de Itapuã, que acontece no dia 1o de fevereiro de 2018, a Polícia Militar vai disponibilizar 545 homens, 19 Postos Elevados de Observação e cinco de comando, além do reforço nas principais vias de acesso. O efetivo atuará com o apoio de tropas especializadas (Operação Gêmeos e Apolo, Esquadrões Águia e de Polícia Montada, Batalhão de Choque e Rondesp Atlântico).

A 12ª DT terá sua equipe reforçada e uma Delegacia Especial de Área será montada nas proximidades da Sereia de Itapuã. No total serão 22 homens, entre delegados, escrivães e investigadores. Também haverá equipes de policiais infiltrados misturados à multidão, para coibir ações criminosas.

Com quatro postos, o Corpo de Bombeiros vai disponibilizar 118 homens na área da lavagem, sendo 48 guarda-vidas. Serão utilizadas embarcações para maior segurança dos banhistas e o Núcleo de Mergulho estará de prontidão. A corporação vai prestar socorro em casos de quedas, torções, desmaios, mal-estar e vítimas de agressões físicas.

Yemanjá

Já no Rio Vermelho, no dia dois de fevereiro, a Polícia Civil terá o efetivo ampliado da 7ª DT e uma Delegacia Especial de Área, instalada no Largo de Santana, totalizando 42 policiais de plantão, entre delegados, escrivães e investigadores. Assim como em Itapuã, a PC contará com policiais infiltrados na área da festa.

O Corpo de Bombeiros vai atuar com 133 profissionais distribuídos em postos elevados de observação nos locais de maior concentração de pessoas. Serão dois postos de comando, no Largo da Mariquita e na Rua da Paciência, e sete postos distribuídos nas areias do Rio Vermelho, inclusive na praia do Buracão. A corporação vai utilizar também embarcações para acompanhamento das entregas das oferendas em alto-mar.

O esquema de segurança para a festa será montado na véspera da lavagem, no dia primeiro, com a organização da fila dos presentes para a rainha do mar. A PM terá 640 homens que atuarão em patrulhas, nove postos elevados de observação, três bases móveis distribuídas em pontos estratégicos e três postos de comando.

*Com informações da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP Bahia).


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading