
Em nota, emitida neste sábado (10/02/2018), a TVE Bahia criticou severamente a gestão do prefeito ACM Neto e cobrou tratamento equânime da Prefeitura de Salvador. A nota é decorrente de fiscalização da estrutura da TV pública, montada com a finalidade de transmitir o carnaval de Salvador. Após aval de técnicos da prefeitura, a administração municipal solicitou retirada de uma plataforma da TVE do circuito Barra Ondina. Ocorre que a Rede Bahia manteve estrutura idêntica.
A nota da TVE Bahia, responsável pela maior cobertura jornalística do carnaval, pode ser lida como grave denúncia contra a gestão do prefeito ACM Neto (DEM), em decorrência de possível favorecimento do Município de Salvador aos interesses pessoais do alcaide e da Rede Bahia, grupo de comunicação presidido por ACM Junior, pai do prefeito.
Observa-se que, neste contexto, a gestão do prefeito ACM Neto repete a apropriação do Estado para fins particulares, objetivando a ampliação capitalista familiar, comportamento patrimonialista compatível com a conduta de conservadores e reacionários no comando de cargos públicos do país, conforme descrito na obra ‘Raízes do Brasil’, de autoria de Sérgio Buarque de Holanda.
Infere-se, por fim, que a ação da prefeitura contraria o interesse público, observando que a TVE Bahia é administrada pelo Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia, vinculado à Secretaria da Educação da Bahia.
Confira nota ‘TVE exige as mesmas condições para realizar a transmissão do Carnaval de Salvador’
A TVE realiza a maior cobertura do Carnaval da Bahia com mais de 65 horas ao vivo, sendo a única emissora presente nos três principais circuitos de Salvador: Barra, Campo Grande e Pelourinho. Uma transmissão que garante aos baianos acompanharem a diversidade da festa.
Pela primeira vez no circuito Barra Ondina a emissora pública investiu para fazer a melhor cobertura: câmeras, gruas, drone e jornalistas como Rita Batista e Wanda Chase.
Câmeras estão sustentadas por plataformas elevatórias para mostrar todos os detalhes aos telespectadores. Assim como fazem outras emissoras neste circuito, como a TV Bahia que utiliza plataformas semelhantes também instaladas na Avenida Oceânica e em ruas transversais.
Na quinta-feira (08/02/2018), a primeira noite do Carnaval, fiscais da Prefeitura de Salvador foram até a plataforma da TVE e questionaram a presença do equipamento alegando que o mesmo poderia prejudicar a circulação de pessoas no local. O equipamento foi desligado e uma visita técnica agendada para a manhã da sexta-feira. Durante a visita de técnicos da Saltur e Sedur, acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, foi acordada e avalizada pela Prefeitura uma pequena alteração no local onde o equipamento estava inicialmente instalado. Com esse deslocamento a passagem do público estaria ainda mais facilitada e garantida a utilização da câmera pela TVE.
Surpreendentemente após o aval dos técnicos da prefeitura, a Sedur notificou a TVE para a retirada do equipamento utilizado pela emissora instalado na Rua Dom Marcos Teixeira mantendo os equipamentos da TV Bahia em suas posições.
A solicitação para a utilização dos espaços já havia sido protocolada pela TVE junto a Sedur após consulta técnica prévia.
A TVE entende que todas as emissoras de TV devem ter garantidas as mesmas condições para a transmissão do Carnaval de Salvador sem qualquer tipo de perseguição ou vantagem a uma ou outra emissora.
O Carnaval é uma festa do povo baiano. Todas as emissoras têm o direito às mesmas condições. A TVE trabalha para que a população possa continuar acompanhando todos os detalhes da festa pela emissora que realiza a maior e melhor cobertura, neste ano sendo retransmitida para 21 estados brasileiros e para o mundo pela Internet.
A TVE é sua. É da Bahia!
Www.ocanaldocarnaval.com.br
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




