

Em clima de alegria e emoção, a Câmara Municipal de Feira de Santana prestou homenagem aos dois mais importantes membros da Igreja Católica em Feira de Santana, durante a 5ª Sessão Solene, realizada na noite desta segunda-feira (12/03/2018). O Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian foi condecorado com a Comenda Godofredo Filho, e o Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro, foi homenageado com o Título de Cidadão Feirense, atendendo aos Decretos Legislativos nº 60/2017 e 46/2017, ambos de autoria do vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM).
A mesa de honra foi composta presidente do Legislativo feirense, José Carneiro Rocha (PSDB), que conduziu os trabalhos, o prefeito municipal de Feira de Santana, José Ronaldo de Carvalho; os deputados estaduais Ângelo Almeida e Carlos Geilson; e os homenageados da noite Dom Zanoni Demettino Castro e Dom Itamar Vian.
Ao saudar os presentes, o vereador Lulinha relatou um pouco da história dos líderes religiosos e revelou a alegria em poder prestar importantes homenagens aos membros da Igreja Católica em nossa cidade. “Hoje é uma data muito especial para nós feirenses, quando realizamos uma dupla homenagem a duas grandes autoridades religiosas: o nosso Arcebispo metropolitano Dom Zanonini Demettino Castro com o Título de Cidadão Feirense pelos relevantes serviços prestados ao município no que diz respeito ao aspecto religioso e ao Arcebispo Emérito Dom Itamar com a Comenda Godofredo Filho pela publicação de 30 livros e cerca de mil crônicas”, destacou.
Nascido em 23 de janeiro de 1962 em Vitória da Conquista, Bahia, Dom Zanoni foi nomeado pelo Papa Francisco novo Arcebispo Coadjutor em 3 de dezembro de 2014, sucedendo Dom Itamar em dezembro de 2015. “Logo no início Dom Zanoni se destacou implantando o projeto Santas Missões Populares, envolvendo 39 paróquias e 01 área pastoral, com sede no povoado de São Vicente, Distrito de Tiquaruçu. Fonte inesgotável de tolerância, benevolência e generosidade, Dom Zanoni tem feito um trabalho diferenciado na esfera do nosso município”, pontuou Lulinha.
Sobre o Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian, Lulinha destacou o dom para a escrita do novo comendador de Feira de Santana. “Em 1995, Dom Itamar assume a diocese de Feira de Santana. Apesar de ser um líder espiritual, nosso homenageado desenvolveu a grande arte de escrever, com o dom aflorado, Dom Itamar já tem 30 livros publicados. Fonte inesgotável de cultura, ele já escreveu e escreve crônicas para os jornais que circulam no município, sites e blogs, totalizando mais de mil relatos”, revelou.
O novo cidadão feirense, Dom Zanoni Demettino agradeceu a Casa pela concessão do título. “Compreendemos não como honra pessoal, mas como reconhecimento de uma instituição que desde a origem tem contribuído na gestação desta cidade, na formação do seu povo e no desenvolvimento de sua cultura. Tenho plena consciência que falo nesta noite em uma instituição laica. Ao chegar a esta terra, compreendi que a minha tarefa é igual à dos senhores, buscar aquilo que é verdadeiro e bom não apenas para os católicos, mas para todos de forma igualitária. Ao receber o título de Cidadão Feirense a missão episcopal é iluminada e alargada, vai além dos muros e ambientes eclesiais. Contem comigo para gestação de uma cultura de paz para superar toda violência”, destacou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




