
De 23 a 29 de março de 2018, a Fundação Gregório de Mattos (FGM), órgão vinculado à Secretaria de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, promove uma série de atividades culturais em comemoração os 469 anos da cidade.
Abrindo a semana do Festival da Cidade 2018, no Teatro Gregório de Mattos (TGM) é possível prestigiar Gregórios, exposição interativa, ambientada num circuito dinâmico e criativo, com diversas texturas, composta pela vasta obra creditada a Gregório de Mattos. A mostra propõe criar uma atmosfera seiscentista da Salvador do poeta, por via da iluminação, dos sons, de imagens e objetos que certamente vão transportar os visitantes àqueles tempos em que a capital da Bahia já se fazia majestosa e a mais importante cidade das Américas. Como parte integrante da exposição, foi destinado um espaço retratando a trajetória da Fundação Gregório de Mattos, criada em 1986 e que, ao longo de três décadas, foi uma instituição importante para alavancar ações e projetos culturais em Salvador. De quarta a domingo, das 14 às 19 horas.
A programação especial apresenta ainda, nos dias 23, 24 e 25 de março, às 19 horas, a Mostra Gregório em Cena – O Boca do Inferno. Com texto de Adailton Medeiros, o espetáculo é encenado pelos atores cariocas Licurgo, Gilson de Barros, Andréa Mattar. A peça retrata o período entre 1683 e 1694, desde o retorno do poeta à Bahia – aos 47 anos, depois de 33 anos vividos em Portugal – até sua deportação para Angola. Retrata ainda o conflito de um homem em decadência como fidalgo e ascensão como poeta, desafiando a tudo e a todos, com a língua ferina e as sátiras poéticas certeiras, que lhe renderam o apelido de ‘Boca do Inferno’.
Na quinta-feira (29), às 19 horas, o TGM traz de volta o Espetáculo Boca a Boca – Um Solo Para Gregório, uma narrativa radicalmente contemporânea, com recital de poesias do Boca de Brasa em formato de show de rock, onde o ator Ricardo Bitencourt interpreta poemas e fala sobre a vida e a obra de Gregório de Mattos e, na sequência, bate um papo com o público como convidado das Quintas Gregorianas. Depois, Boca a Boca – Um Solo Para Gregório permanece em cartaz nos dias 31 de março e 1º de abril.
A Exposição Permanente da Casa do Benin apresenta um acervo com objetos e obras de arte da região do Golfo do Benin, de onde desembarcaram a maioria dos negros que povoaram o Recôncavo, que pertencem, em sua maioria, à coleção do antropólogo e fotógrafo francês Pierre Verger. Além disso, é possível apreciar a exposição Aféto, mostra fotográfica itinerante que vem percorrendo o país e chama atenção para as relações de afeto constituídas dentro dos terreiros de Candomblé, a partir do olhar do fotógrafo Roger Cipó, com curadoria de Marco Antonio Teobaldo. A Casa funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas.
Já no Espaço Cultural da Barroquinha, A FGM traz de volta a exposição Orixás da Bahia, criada por D. Elyette Magalhães (in memorian), que no ato de criação do Museu da Cidade, em 5 de julho de 1973, dedicou uma sala inteira aos orixás, esculpidos pelo artista plástico Alecy Azevedo (in memorian) e acompanhado pela assessoria de Mãe Meninha do Gantois (in memorian). A mostra é composta por estátuas em tamanho natural de divindades africanas, esculpidas em papel marchê. A curadoria atual tem assinatura do artista visual, cenógrafo, aderecista e figurinista, Maurício Martins, com consultoria religiosa de alguns membros do Terreiro do Gantois. Martins projetou um cenário que promove um diálogo entre elementos da ancestralidade e da contemporaneidade. Para recuperar as roupas (figurinos) e os adereços que vestem as esculturas de Alecy, contou com a coordenação da museóloga, Gerente de Bibliotecas e Promoção do Livro e Leitura (FGM) e filha do Gantois, Jane Palma, juntamente com as costureiras Joselita França, Alzedite Santos, Clara Guedes e Regina Celia Santos.
A exposição Memórias Afetivas do Subúrbio Ferroviário de Salvador, com curadoria do Acervo da Laje, tem como objetivo fortalecer a relação afetiva com a arte produzida no subúrbio ferroviário de Salvador, através de registros, memórias e artefatos característicos da comunidade local. Até dia 29 de março, estará aberta ao público no Espaço Cultural Boca de Brasa – Subúrbio 360 (Vista Alegre)¸de sexta a domingo, das 9 às 17 horas. Ainda no dia 25, o Espaço promove o Domingão Boca de Brasa, com apresentações de espetáculos de teatro, dança, música, envolvendo a comunidade do Subúrbio.
Dia 24, às 8 horas, o Espaço Cultural Boca de Brasa – Juventude Ativista de Cajazeiras (Cajazeiras V), promove a Oficina de Poesia Aplicada à Composição Musical, com o professor Rilton Júnior abordando noções de estilos, poesias e composição. Nos Dia 26 e 28, às 14 horas, acontece a Oficina de Experimentação Musical, com o professor Nairo Elo que promoverá vivência com noções de canto, sons, ritmos e instrumentos. Informações e inscrições, no local.
Dia 25, às 13 horas, o Espaço Cultural Boca de Brasa – Avançar, promove o Festival de Dança, Música e Poesia, evento com arte, dança, música, poesia, artesanato e teatro no Bairro da Paz, onde os três primeiros colocados de cada categoria recebem prêmios. Momento onde a comunidade para para prestigiar os artistas locais. Nesse dia será intensificado o mapeamento dos artistas da comunidade. Já no dia 26, às 18:30 horas, o Espaço promove uma Oficina de Teatro, com o professor Luiz Bandeira que trabalhará noções de teatro, história da arte cênica. Dia 27, às 14 horas, Oficina de Hip Hop (breakdance), com o professor Passos, trazendo noções de dança de rua (história e contextualização), noções de espacialidade, cidadania, valores e dignidade humana. Às 18:30 horas, acontece a Oficina de Dança Afro, ministrada pelo professor Robson Correia que abordará noções de dança, relação com o corpo pessoal e do outro. No dia 28, serão ministradas as oficinas de Introdução à Comunicação, às 14 horas, com o professor Gelton Cruz apresentando os tipos de comunicação, escrita de textos para jornais e periódicos, comunicação virtual, fotografia e vídeo; às 18:30 horas, é a vez da Oficina de Teatro, com o professor Luiz Bandeira trazendo noções de teatro, história da arte cênica. Inscrições e informações no local.
A Biblioteca Edgard Santos segue em cartaz com a exposição A História de Pedra e Cal – Edificações de Salvador. Em comemoração ao mês de aniversário da Cidade, foram selecionados destaques históricos e imagens da Fundação da Cidade e de edificações entre os séculos XIX e XX. A exposição tem o foco na arquitetura mostrando através de fotos e textos algumas edificações importantes da Rua Chile até a Ribeira. Essa mostra visa despertar o interesse pela literatura histórica da cidade, onde, além de textos e fotos, estão expostos livros do acervo da própria Biblioteca relacionados à evolução física da cidade. Aberta ao público de segunda a sexta, das 9 às 17 horas.
Dia 26, às 16 horas, na Praça da Piedade acontece o Lançamento do projeto Sacola Literária, com performance dos alunos do Projeto Dom Quixote – Ufba, O Circo de Um Homem Só com contos cantados e apresentação especial do Coro de Cor. A Sacola Literária integra o programa de arte-educação Caminhos da Leitura, desenvolvido pela FGM com ações de incentivo e promoção a leitura. A proposta é criar uma nova forma de incentivar a leitura, através de uma sacola que leva em seus bolsões os livros para diversos cantos da cidade como uma estante itinerante visitando creches, praças e parques. A dinâmica conta com um mediador que, ao chegar no local, abrirá a sacola com exemplares do tema da edição, e fará performances ressaltando as histórias sobre o assunto escolhido como tema. Nesta primeira edição, será abordada a temática sobre Salvador, através de livros de autores baianos como Cid Teixeira, Antônio Riserio, Luis Henrique Dias Tavares, Ildegard Vianna, entre outros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




