STF: Ministro Gilmar Mendes diz que corrupção afetou força-tarefa do Caso Lava Jato, cita esquema envolvendo irmão de procurador da República, fatos na PGR e auxílio moradia de juízes

Ministro Gilmar Mendes diz, no plenário do STF, que existe esquema de corrupção de agentes políticos que atuam na força-tarefa do Caso Lava Jato, violação da Constituição e abusos nas prisões decretadas pelo juiz Sérgio Moro.
Ministro Gilmar Mendes diz, no plenário do STF, que existe esquema de corrupção de agentes políticos que atuam na força-tarefa do Caso Lava Jato, violação da Constituição e abusos nas prisões decretadas pelo juiz Sérgio Moro.

Durante sessão plenária do Supremo Tribunal Federal (STF), ocorrida nesta quarta-feira (11/04/2018), o ministro Gilmar Mendes criticou esquemas de corrução envolvendo servidores do Ministério Público Federal (MPF), parentes e membros do Poder Judiciário.

“Estamos diante do ovo da serpente”, disse Gilmar Mendes em referência a escalada de corrupção que envolve agentes políticos da força-tarefa do Caso Lava Jato.

“É notório que houve corrupção, no caso envolvendo o advogado Rodrigo Castor de Mattos e o irmão, procurador da República Diogo Castor de Mattos, em Curitiba; e no caso dos procuradores da República Fernanda Tórtima e Marcelo Miller”, afirmou Gilmar Mendes, completando, “a corrupção já entrou na Lava Jato, na Procuradoria-Geral da República, na atuação de Fernanda Tórtima e Marcelo Miller”.

Crítica aos abusos 

Na sequência, o ministro suscitou ilegalidade da decisão que conferiu ao juiz Marcelo Bretas e outros magistrados do Rio de Janeiro auxílio moradia.

“Já que tem o Código Penal de Curitiba, que se elabore a Constituição de Curitiba”, criticou Gilmar Mendes com relação as determinações de prisões provisórias prolatadas pelo juiz federal Sérgio Moro.

“Está se empoderando um grupo que não se tem controle algum. Que nem as sentenças podem ser reformadas. O vilipêndio da Constituição é a negação do Estado de Direito”, alertou Gilmar Mendes.

“Se não obstar, este tribunal será conveniente com este esquema de corrupção. Nós seremos cumplices de patifarias”, inferiu Gilmar Mendes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading