Vereador visa tornar Micareta patrimônio imaterial de Feira de Santana

João dos Santos (João Bililiu): vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira.
João dos Santos (João Bililiu): vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira.

Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (18/04/2018), na Casa Legislativa de Feira de Santana o edil João dos Santos (João Bililiu, PPS) sugeriu que o colega José Menezes Santa Rosa (Zé Filé, PROS) se retrate em relação ao pronunciamento contra a Micareta e repercutiu o Projeto de Lei de sua autoria, que visa valorizar a festa momesca.

“Não acredito que Zé Filé seja contra a Micareta. Logo ele, que é oriundo do povão, como eu. 90% dos seus eleitores gostam e curtem a festa. Ainda há tempo de Vossa Excelência se desculpar de seus eleitores sobre o que falou da Micareta. Sem o povo não somos nada”, disse Bililiu para Zé Filé.

Ainda no uso da tribuna, Bililiu tratou sobre o Projeto de Lei nº 55/2018, de sua autoria, que reconhece a Micareta de Feira como patrimônio imaterial de Feira de Santana. “Esta iniciativa viabilizará mais recursos, tanto da iniciativa privada como dos poderes públicos. É o primeiro passo para que possamos buscar esse reconhecimento a nível estadual através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), pois sabemos que há dificuldades em realizar uma festa desse porte”, pontuou.

O edil pediu o apoio dos colegas na aprovação da matéria. “A partir desta iniciativa convocarmos os artistas feirenses, historiadores, imprensa e órgãos públicos para que entreguemos ao IPAC um material consistente, que possibilite esse reconhecimento, pois é um órgão que cuida bem da cultura do nosso Estado. Vamos lutar para alavancar a Micareta de Feira, queremos que ela se torne mais sofisticada e mais estruturada”, argumentou.

Em aparte, o líder do Governo na Casa, vereador Luiz Augusto de Jesus (Lulinha, DEM) parabenizou o colega pelo discurso que classificou como pertinente. “Tem meu apoio para a aprovação desta matéria. A Micareta não pode acabar, e precisa voltar a ser o que era antigamente. Ontem, estive em reunião representando o presidente desta Casa e está tudo organizado, pronto para receber muitas pessoas”, findou.

João dos Santos deseja aos foliões uma Micareta de paz

Em pronunciamento na sessão ordinária desta quarta-feira (18), na Casa Legislativa, o vereador João dos Santos (João Bililiu, PPS), parabenizou o prefeito Colbert Martins Filho pela realização de mais uma Micareta na cidade de Feira de Santana. O edil desejou aos profissionais da imprensa uma ótima cobertura do evento e pediu que os foliões venham para o circuito com amor no coração.

“Não só de trabalho vive o homem, é correto se divertir um pouco. Nossa Micareta é conhecida nacional e internacionalmente. A festa está aberta para pessoas de todos os lugares, Feira de Santana é uma cidade muito hospitaleira”, concluiu.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner do Governo da Bahia: Campanha Ações Bahia Projetos Institucionais 0526.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading