

Em entrevista exclusiva concedida em 30 de abril de 2018 (segunda-feira) ao jornalista e cientista social Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia (JGB), o presidente da Câmara Municipal de Andaraí, Edgard Paes Coelho Neto (Edgarzinho, PSB), comenta sobre transparência do Poder Legislativo, gestão municipal de João Lúcio e candidatura de Wilson Cardoso à deputado federal nas eleições de 2018.
Confira a entrevista
Jornal Grande Bahia – Como avalia esses dezesseis meses à frente do comando do Legislativo municipal de Andaraí?
Edgard Paes Coelho Neto – A gente tem tido cuidado de gerir os recursos da Câmara Municipal de Andaraí e de administrar o Poder Legislativo junto com todos os vereadores, porque ninguém faz nada só. A gente precisa sempre do apoio, do braço amigo, da conversa daqueles que tem mais experiência com a gente, mas eu não vejo muito segredo, sem falsa modéstia, porque a gente tem base familiar, e a base familiar da gente é toda na lida. A gestão pública perpassa por duas coisas, uma dessas é o controle, e a outra dessas é não roubar e não deixar roubar. Isso é o que a gente está fazendo.
JGB – Ao longo desse período, quais foram as principais realizações da sua gestão?
Edgard Coelho Neto – Reduzimos gastos que eram desnecessários. Só para você ter uma ideia, no ano de 2017 a gente devolveu para os cofres públicos do município a quantia perto de R$ 260 mil. Esses recursos foram destinados à gestão do prefeito João Lúcio (PSB), com um acordo com todos os vereadores. Identificamos as necessidades nas secretarias municipais da Educação e da Saúde, e conversando com o prefeito, juntamente com todos os vereadores, destinamos os recursos para que o Município adquirisse dois veículos, uma van 0 km e um Fiat Doblò 0 Km, com a finalidade a municipalidade. Além disso, cada uma das 16 escolas do município escolheu um bem que vai ser comprado para as unidades de educação. Essas realizões ocorreram com o dinheiro economizado pela Câmara Municipal e devolvido ao Executivo.
Este ano de 2018 não vai ser diferente, vamos realizar alguns investimentos na infraestrutura da Câmara Municipal, colocar mobiliários, dar uma reformada na Câmara, e no final do ano, os recursos economizados também vão ser devolvido para o município e revertidos para a população.
JGB – Muitos presidentes reclamam da falta de capacidade financeira do Poder Legislativo municipal, como estão as contas Câmara Municipal de Andaraí?
Edgard Coelho Neto – Graças a Deus, nós aqui não temos esse problema não. No último dia 20 de abril de 2018, que é o dia que existe o repasse do duodécimo da Prefeitura de Andaraí para a Câmara, conseguimos manter um saldo positivo, depois de pagar todas as despesas do Legislativo, pagar os vereadores, os credores, os impostos pertinentes à Câmara Municipal. Conseguimos manter um saldo de cerca de R$ 80 mil.
Buscamos manter uma gestão transparente, principalmente, sem desviar o dinheiro público e, com isso, a gente não tem problema com dinheiro na Câmara.
JGB – A Câmara Municipal aprovou Projeto de Resolução que altere o regimento interno com a finalidade de transformar todas as votações em votações abertas. A pergunta é: de quem foi essa iniciativa e o que motivou essa iniciativa?
Edgard Coelho Neto – A iniciativa é de todos nós vereadores que compõem a base do prefeito João Lúcio. O que nós queremos com isso é dar uma resposta à população, à sociedade civil organizada que precisa disso. Na situação que o Brasil está, que estamos passando no Brasil, não cabe mais eles tomar decisões as coisas às escuras.
A gente precisa acabar com as malas de dinheiro, com os conchavos, e com o voto aberto a gente vai acabar com tudo isso.
O único voto que a gente pode dar escondido é aquele voto que toda a população dá, que é o voto eleitoral para escolher o seu candidato na eleição. Mas, os eleitores que nos colocaram na Câmara precisam e a gente tem a obrigação de mostrar para eles como cada vereador vota e qual no projeto que beneficia a população. Esconder as opções de voto, nunca mais!
JGB – Essa possibilidade de o voto do vereador não ser aberto, isso implicava em que?
Edgard Coelho Neto – Na verdade, a gente observamos em outras épocas, aqui no município prefeitos e ex-prefeitos se submetendo a subterfúgios, se submetendo a propinas para votar em projetos de interesses da comunidade ou na aprovação de contas dos gestores. Então quando é colocada a votação aberta, nominal, transparente, quando transforma isso democraticamente, é dado visibilidade ao voto do vereador e fica demonstrado para comunidade qual a posição adotada pelo edil.
JGB – Como avalia a gestão do prefeito João Lúcio?
Edgard Coelho Neto – Dispensa comentários. João Lúcio vem da escola do ex-prefeito Wilson Cardoso (PSB) que transformou o nosso município desde o ano de 2009. Foram oito anos de uma gestão excelente. João nada mais está fazendo o que aprendeu com o ex-gestor Wilson. O município de Andaraí, hoje, é o melhor município em gestão, em transparência e investimento de recursos públicos em prol da sociedade.
JGB – Como avalia a gestão do ex-prefeito Wilson Paes Cardoso?
Edgard Coelho Neto – Wilson Cardoso é um ser iluminado. Acredito que ele veio ao mundo para transformar aquilo que está em torno dele, transformar para o bem. Andaraí hoje é um município transformado, em decorrência dos oito anos que Wilson governou a cidade, gerindo os recursos com parcimônia e efetividade, transformando o município em um canteiro de obras. Se Wilson quisesse, ele inauguraria uma obra toda semana.
Observe que o prefeito João Lúcio está inaugurando, até hoje, obras que foram iniciadas na gestão do ex-prefeito Wilson Cardoso, claro que o atual prefeito está fazendo, também, obras que foram lanças pela nova gestão.
Então, Andaraí ganhou muito com a gestão do Wilson e o nosso futuro está intrinsecamente ligado à gestão do ex-prefeito Wilson Cardoso.
JGB – Como avalia a possibilidade de Wilson Cardoso lançar candidatura à deputado federal nas eleições de 2018?
Edgard Coelho Neto – Isso para a gente seria um sonho. Seria um sonho, porque além do desenvolvimento econômico da nossa cidade, que ele poderia ajudar muito mais do que tem feito, ele vai poder incrementar a gestão e a receita financeira do Estado da Bahia. Wilson Cardoso é um empresário super-conceituado na Bahia e no Brasil, tem conhecimento vasto.
Eu tenho certeza, se Wilson Cardoso chegar no Congresso Nacional, realizará atos grandiosos para o povo de Andaraí, da Chapada Diamantina, da Bahia e do Brasil. Se depender comunidade de Andaraí e da Chapada Diamantina, ele será eleito deputado federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




