
Preocupado com a ausência de unidades específicas para tratar crianças com microcefalia em Feira de Santana, o deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PSC) protocolou um projeto de indicação, no qual pede ao governador Rui Costa a imediata implantação de um centro de reabilitação no município.
A microcefalia é uma malformação congênita do cérebro que pode ser provocada por vários fatores que vão desde substâncias químicas, até por bactérias, radiação e vírus. Na Bahia, o surto de casos foi associado ao zica vírus (transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti – mesmo vetor da dengue).
As sequelas mais comuns da microcefalia são: epilepsia, paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor, fala, problemas de visão e audição, requerendo atenção especial e tratamento adequado dos pacientes.
No documento, o autor da iniciativa lembra que a maioria das famílias que possui filhos com a doença não tem condições econômico-financeira para pagar um centro de reabilitação nem para se deslocar para Salvador em busca de tratamento no Hospital Sarah Kubitscheck.
“A implantação do centro de reabilitação irá promover a saúde, reduzir os riscos e os agravos da doença, além de beneficiar também pacientes residentes nos municípios vizinhos”, pontuou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




