Encontro no SENAI-CIMATEC debate necessidade de manutenção rigorosa do ar condicionado

Manutenção rigorosa do ar condicionado é uma questão de saúde.
Manutenção rigorosa do ar condicionado é uma questão de saúde.

O Senai-Cimatec, em Piatã, em Salvador, sedia nesta terça-feira (19/08/2018), a partir das 8:30 horas, evento para discutir sobre a necessidade de manutenção periódica de aparelhos de ar condicionados por parte de estabelecimentos de uso público e coletivo, como escolas, hospitais, clínicas, hotéis, supermercados, shoppings center etc. O evento é uma realização da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA/BA) e é intitulado “Respirar com Segurança – Lei PMOC”. A entrada é franca. Informações: 3371-1986.

Pela nova legislação, é necessária a execução periódica de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) de equipamentos e sistemas de ar condicionado por parte dos estabelecimentos comerciais, industriais, hospitalares, educacionais, com o objetivo de eliminar ou minimizar riscos potenciais à saúde dos ocupantes. A legislação atende aos parâmetros da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

“Quem descumprir as normas atuais, estará sujeito a multas entre RS 2 mil e R$ 1,5 milhão”, segundo informa o engenheiro mecânico Mauricio Lopes de Faria, recentemente eleito diretor da regional da ABRAVA-Ba, e que é também diretor do Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar (SIDRATAR/BA).

A importância da ABRAVA nesse processo de conscientização dos prestadores de serviços, engenheiros mecânicos e os próprios usuários é uma das premissas da nova gestão da Associação. Como explica Maurício de Faria, a ideia é promover cursos, treinamentos e informes para os responsáveis pelos sistemas de ar condicionado, de forma a esclarecer dúvidas sobre a Lei e evidenciar a necessidade de revisões periódicas dos seus aparelhos. “O problema do ar condicionado não é o que você vê, mas o que você não vê”, diz ele, destacando os vários problemas de saúde decorrentes do uso inadequado e da falta de manutenção dos aparelhos.

“O ar condicionado é bom e faz bem, porém é necessário haver uma manutenção adequada, através do PMOC, sob responsabilidade de um engenheiro mecânico”, completa Mauricio de Faria.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading