ALBA: Oposição diz que governo da Bahia promove sucateamento do PLANSERV

A transferência da gestão do Planserv para a empresa catarinense Qualired e as recentes acusações do governador Rui Costa (PT), relacionadas aos médicos e clínicas credenciadas a operadora de saúde mostram que o governo baiano tem fragilizado o benefício, descontado na folha dos servidores públicos da Bahia. É o que denuncia a Oposição baiana, após ouvir inúmeras reclamações de usuários e da classe médica, credenciada para atender pelo plano.

“O governador incrimina de forma irresponsável os prestadores de saúde e ofende moralmente a classe. Além disso, em lugar de melhorar o Planserv, o governador desqualifica-o e sem transparência, altera a gestão do plano de saúde, criando cotas e cortando o atendimento, que é um direito do funcionalismo público do estado, que paga mensalmente pelo seguro em saúde”, condena o líder da Bancada de Oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Luciano Ribeiro (DEM).

O líder lembra que o Planserv é o único plano que não existe inadimplência, já que a mensalidade é debitada no salário dos servidores. “Vale lembrar ainda que o governo reduziu a sua participação no plano de 5% para 4%, no ano de 2015, ou seja, diminuiu a sua contribuição e arrochou a taxa para os servidores”, lamenta.

Outra questão que chama a sua atenção é a alegação do governador, em relação ao custo de R$ 1,5 bilhão do governo do estado com o plano. “Será que o governador esqueceu que os servidores pagam a contribuição mensal para usarem o plano?, questiona.

Segundo Luciano, o governador foge dos questionamentos dos usuários ao fazer campanha, dizendo que podem ser atendidos nas policlínicas regionais, mesmo ciente de que as unidades não dispõem da estrutura integral para a assistência. “Esse é mais um desrespeito com os servidores que não têm reajuste no salário e ainda veem seus direitos sendo reduzidos. A pergunta que todos nós fazemos hoje é se o governo da Bahia quer acabar com o plano de saúde dos servidores do estado”.

A Oposição contesta ainda a informação do governador de que a nova empresa estaria sendo responsável apenas por consultorias, pois usuários relatam que a autorização de procedimentos também vem sendo feita pela Qualirede, o que provaria a transação. “Se o Planserv tinha bom funcionamento por que contratar uma nova empresa?”, pergunta.


Descubra mais sobre Jornal Grande Bahia (JGB)

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.


Avatar de Redação do Jornal Grande Bahia

Valorize o jornalismo crítico, plural, rigoroso e comprometido com a verdade factual, a democracia, o Estado de Direito e o interesse público. Escolha o Jornal Grande Bahia (JGB) como fonte preferida no Google: clique aqui.

Sua confiança também fortalece nosso trabalho: avalie o JGB

Selecione o JGB e receba nossas notícias com mais destaque.


Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.