Festival Lula Livre repercute em sites do exterior

Sites internacionais repercutem Festival Lula Livre. Evento reuniu 300 mil pessoas.
Sites internacionais repercutem Festival Lula Livre. Evento reuniu 300 mil pessoas.

O Festival Lula Livre terminou o sábado (28/07/2018) em primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Twitter do Brasil, e apesar de receber pouco destaque na mídia hegemônica brasileira, que fez uma cobertura exígua e tendenciosa, foi tema de matérias publicadas em jornais de todo o mundo.

A agência estadunidense Associated Press (AP) publicou uma matéria intitulada “Celebridades brasileiras realizam show ‘ Lula Livre’ no Rio”, onde afirma que, apesar de preso, Lula segue como o mais popular político brasileiro e lidera com folga as pesquisas eleitorais do país.“A imagem de Da Silva podia ser vista em toda parte: em camisas, bandanas e máscaras, enquanto sua imagem animada dançava nas telas ao lado do palco. Entre os sets, seus apoiadores começaram a gritar “ Lula Livre!”, enquanto os organizadores incentivavam a gritar alto o suficiente para que Lula ouvisse da cidade de Curitiba”, destacou o texto da AP.

A reportagem foi reproduzida em importantes jornais como The New York Times, Washington Post, Daily Mail, o site do canal de TV alemão ZDF e muitos outros veículos, como Arizona Daily Sun, St. Louis Post Dispatch, Journal Gazette & Times-Courier, a rádio KRMG de Oklahoma, entre outros.

O site Brasil Wire também fez uma matéria própria, destacando que o público de 80 mil pessoas cantava pela liberdade de Lula. “ Chico Buarque e Gilberto Gil cantaram a lendária música de protesto Cálice pela primeira vez juntos desde 1973, em uma noite na qual os censores da Ditadura Militar desligaram o microfone de Buarque. Foi o destaque de uma noite com poesias e discursos políticos, com a leitura de uma carta que Lula escreveu para a platéia e as aparições de mais de 40 dos maiores músicos do Brasil, desde a cantora de funk MC Carol, de 24 anos, até a lenda da Tropicália de 86 anos, Sergio Ricardo”, publicou o veículo.

A agência francesa AFP também publicou texto, destacando os milhares de pessoas no festival e a liderança de Lula em todas as pesquisas eleitorais. “Os gigantes da música brasileira Gilberto Gil e Chico Buarque se apresentaram no sábado, no Rio de Janeiro, no festival Lula Livre, organizado para exigir a libertação dos ex-presidente brasileiro preso desde abril”.

O texto foi reproduzido por veículos como Libération e L’Express da frança, a RTL Info da Bélgica, Cote-d-ivore.net da Costa do Marfim.

A Telesur cobriu o evento em tempo real e entrevistou os artistas que participaram do grande encontro pela liberdade de Lula no Rio de Janeiro. Foram feitas entrevistas com Beth Carvalho, Chico Buarque, dentre outros cantores e artistas que foram dar apoio ao ex-presidente. As milhares de pessoas que foram à Lapa no sábado também foram destaque da tv venezuelana.

A revista alemã De Spiegel também publicou uma matéria em seu site, destacando a presença de 80 mil pessoas no festival e relembrando o novo golpe jurídico ocorrido no início de julho, quando Sérgio Moro, articulado com os desembargadores Carlos Thompson Flores e João Pedro Gebran, impediram que se cumprisse a decisão de Rogério Favreto, para que Lula fosse libertado após um habeas corpus.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading