“Não quero concessão, quero apenas Justiça”, diz ex-presidente Lula

Os senadores Jorge Viana, Roberto Requião, Renan Calheiros, Edison Lobão e Armando Monteiro visitaram Lula em Curitiba.
Os senadores Jorge Viana, Roberto Requião, Renan Calheiros, Edison Lobão e Armando Monteiro visitaram Lula em Curitiba.

Cinco senadores de três partidos diferentes visitaram nesta terça-feira (17/07/2018) o ex-presidente Lula na Polícia Federal em Curitiba, local onde é mantido como preso político há mais de 100 dias.  Jorge Viana (PT-AC), Roberto Requião (MDB-PR), Renan Calheiros (MDB-AL), Edison Lobão (MDB-MA) e Armando Monteiro (PTB-PE) conversaram o líder petista e inspecionaram a carceragem.

Viana relatou que Lula continua indignado com a situação do país – agravada após o golpe de 2016 – e com a perseguição jurídica que tem sofrido, mas segue confiante e paciente. “Vimos uma pessoa que está com a indignação de quem sofre uma injustiça, mas que também tem a paciência de esperar pela justiça”, afirmou.

Viana, que foi o autor do requerimento aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça para inspeção das condições dos presos na PF, reitera que “Lula clama por justiça e não quer nenhum tipo de concessão. Ele apenas espera um julgamento justo, em respeito à sua história e ao povo brasileiro, que confia nele”.

Embora não faça parte da CCJ, Renan Calheiros fez questão de trazer seu apoio à Lula. “Encontramos o presidente Lula convicto de que vai demonstrar sua inocência. Ele foi condenado em primeira instância sem provas, depois teve uma condenação em segunda instância e a antecipação da execução da pena. Isso conflita com a Constituição, com a democracia, e não pode continuar existindo no País”, afirmou.

A visita representa o apoio dos senadores a Lula, completou Calheiros. “Significa sobretudo solidariedade pelo que ele representa para o nosso país e para cobrarmos que esse processo siga os ritos da legalidade. Mais do que nunca o presidente Lula é um preso político e a presença crescente dele nas pesquisas de opinião mostra a certeza do povo brasileiro de que isso está acontecendo”, completou.

O senador emedebista disse não ter dúvida de que Lula vai provar sua inocência na Justiça. “A decisão na primeira instância foi estapafúrdia, por convicção, e a decisão do TRF-4 foi muito apressada, colocada no cenário eleitoral de propósito. Tudo isso transforma a cada dia a prisão dele numa prisão política e é por isso que ele cresce nas pesquisas, sobretudo no Nordeste”, afirmou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading