
“Quem sou?” Uma pergunta simples de difícil resposta que se perpetua desde a “Criação”. É assim que o médico e psicoterapeuta Carlos São Paulo analisa o drama do personagem do livro Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, pontuando-o com nossa própria angústia de viver e ser reconhecido.
A análise, feita a partir das representações arquetípicas dos personagens literários, é uma das tantas que o autor faz no seu livro Símbolos na Literatura, que será lançado nesta sexta-feira (10/08/2018), às 18 horas, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana (MAC), com entrada franca.
A partir de livros infantis, adolescentes ou adultos, dos gêneros literatura ou ligados à área da Psicologia, dos mais antigos publicados aos mais novos lançados no mercado, o autor viaja ao mundo imaginário das suas histórias, fazendo paralelos com símbolos da Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung.
Ele analisa os textos com olhar experiente de psicoterapeuta, mas com a sensibilidade e a inteligência que lhe permitem construir suas próprias conclusões sobre cada história. O que transparece é sua percepção sobre a humanidade, como quem lança uma luz sobre realidade através dos tempos, “desde que o mundo é mundo” até hoje.
Agenda
Quando: 10 de agosto, às 18 horas
Onde: Museu de Arte Contemporânea Raimundo Oliveira – MAC Feira de Santana
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




