
Mais uma pesquisa aponta a liderança isolada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas intenções de voto dos eleitores. Nesta segunda-feira (20/08/2018), o Ibope divulgou levantamento nacional realizado entre os dias 17 e 19 de agosto, e Lula mais um vez aparece em primeiro, com 37% das intenções de voto – percentual quase igual àquele apontado pela pesquisa CNT/MDA divulgada no mesmo dia, em que o petista aparece com 37,3%.
Com menos da metade deste percentual de votos aparece o segundo colocado, Jair Bolsonaro, com 18%. Marina Silva (Rede) está com 6%, Ciro Gomes (PDT) e Gerlado Alckmin (PSDB) empatados com 5% e Álvaro Dias (Podemos) com 3%. Os candidatos Eymael, Guilherme Bouolos, Henrique Meirelles e João Amoedo contam com 1% das intenções de voto estimuladas.
Cenários
Na primeira pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência a pedido da TV Globo e do Jornal O Estado de São Paulo sobre a sucessão presidencial registrada antes do prazo final para a oficialização das candidaturas e realizada entre os dias 17 e 19 de agosto foram realizadas 2.002 entrevistas e dois cenários foram testados. No primeiro cenário, em que Lula aparece como candidato do PT, o ex-presidente lidera com 37% das intenções de voto, à frente 19 pontos percentuais (p.p.) de Jair Bolsonaro, do PSL, que tem 18% das menções. A candidata Marina Silva (REDE) aparece com 6%, Geraldo Alckmin (PSDB) e o pedetista Ciro Gomes têm, cada um, 5%; Alvaro Dias (PODE) é citado por 3%; João Amoêdo, do NOVO, o emedebista Henrique Meirelles, Guilherme Boulos (PSOL) e Eymael (DC) têm 1%, cada e Cabo Daciolo (PATRI), Vera, do PSTU e João Goulart Filho (PPL) foram citados, mas não alcançam 1%. Brancos e nulos somam 16% e eleitores brasileiros que não sabem ou não respondem, 6%.
No segundo cenário, em que Fernando Haddad aparece como opção do PT para concorrer à Presidência da República, Jair Bolsonaro figura na liderança com 20% das intenções de voto, seguido por Marina Silva, que tem 12%. Considerando a margem de erro de 2 p.p., a candidata aparece empatada tecnicamente, com Ciro Gomes, que tem 9%. Em patamar similar ao do candidato do PDT estão Geraldo Alckmin, que tem 7%, Fernando Haddad, mencionado por 4% dos eleitores e Alvaro Dias, que tem 3%. Os demais candidatos (Cabo Daciolo, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo, Vera, João Goulart Filho e Eymael) atingem até 1% das citações, cada um. Os que declaram votar em branco ou nulo somam 29% e aqueles que não sabem ou optam por não responder totalizam 9%.
O Ibope consultou 2.002 eleitores, em 142 municípios. Os contratantes foram Estadão e a TV Globo. A margem de erro do estudo é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos. O número de registro na Justiça Eleitoral é BR-01665/2018.

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




