Em agosto de 2018, prévia da inflação na Região Metropolitana de Salvador é a segunda maior do país com 0,24%

Em agosto de 2018, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), conhecido como a prévia da inflação, ficou em 0,24% na Região Metropolitana de Salvador, apresentando desaceleração em relação ao registrado em julho (0,40%).

Ainda assim, foi a segunda maior variação entre as 11 regiões pesquisadas, ficando abaixo apenas da registrada na Região Metropolitana de São Paulo (0,44%) e acima da média nacional (0,13%).

De janeiro a agosto de 2018, o IPCA-15 acumula alta de 3,43% na RM Salvador, variação que se mantém maior do que o acumulado em todo o ano de 2017 (2,35%).

Nos 12 meses encerrados em agosto, o IPCA-15 está em 3,77% na RMS, abaixo do índice nacional (4,30%).

O quadro a seguir mostra os principais resultados do IPCA-15 de agosto para Brasil e cada uma das áreas pesquisadas.

Transportes (0,47%) e Habitação (0,50%) são principais responsáveis pela alta da prévia da inflação na RMS

Dos nove grupos de produtos e serviços que formam o IPCA-15, sete tiveram altas em agosto, na Região Metropolitana de Salvador.

Após registrar queda em julho (-0,23%), o grupo Transportes voltou a aumentar (0,47%), sendo a maior influência para a alta na prévia da inflação na RMS, em agosto. A alta no grupo foi influenciada, principalmente, pelas variações na gasolina (5,00%) e no ônibus interestadual (4,49%).

Nos oito primeiros meses deste ano, os transportes acumulam alta de 5,14% na RMS, variação maior do que a acumulada em todo o ano de 2017 (3,59%). Só a gasolina acumula alta de 17,16%, mais que o dobro do acumulado em todo o ano de 2017 (8,57%), na RMS.

O grupo Habitação (0,50%) foi a segunda maior influência para cima no IPCA-15 de agosto, na RMS, puxado pelas variações no gás de botijão (2,37%) e na energia elétrica residencial (1,29%), que continuam entre as principais pressões inflacionárias na Região Metropolitana de Salvador.

Nos oito primeiros meses deste ano, o gás de botijão já acumula alta de 7,79%, acima do acumulado em todo o ano de 2017 (6,76%). Já a energia elétrica residencial acumula neste ano (21,17%), na RMS, mais que o dobro do acumulado em todo o ano de 2017 (10,04%).

Outro destaque na prévia da inflação de agosto foi o grupo Vestuário (0,95%), que apresentou a maior alta em termos percentuais na RM Salvador, influenciado, principalmente, pelos aumentos em itens como short e bermuda masculina (3,60%) e na blusa (1,94%). Pelo IPCA-15, desde janeiro, foi a primeira alta no grupo, que acumula variação de 0,38% no ano, na RMS.

Alimentação e Bebidas (-0,52%) ajudam a conter IPCA-15 na RMS em agosto

Influenciado pela queda em produtos como cebola (-29,71%) e tomate (-19,95%), o grupo Alimentação e Bebidas (-0,52%) voltou a cair após três aumentos sucessivos e foi a principal influência no sentido de conter o IPCA-15 na RMS em agosto.

Ainda assim, os alimentos acumulam, no ano, alta de 2,35% na RMS, muito acima do registrado em 2017 como um todo (-2,20%).

Além do grupo Alimentação e Bebidas (-0,52%), Comunicação (-0,01%) também teve uma leve deflação.

*Com informações da Agência IBGE Notícias.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading