Livro infantil faz homenagem à Bahia

O livro Nós de Axé apresenta a história de uma menina com sua fita do Senhor do Bonfim.
O livro Nós de Axé apresenta a história de uma menina com sua fita do Senhor do Bonfim.

O livro Nós de Axé, da autoria de Janaina de Figueiredo, ilustrado por Paulica Santos e publicado pela Editora Aletria, traz um tema clássico da infância, os objetos mágicos. A varinha encantada, a capa mágica ou pulseira poderosa são temas presentes na literatura infantil. Em Nós de Axé o objeto encantado é a fitinha do Senhor do Bonfim e o cenário é a Bahia.

A narrativa está voltada para a relação de uma encantadora menina com sua fitinha da sorte do Senhor do Bonfim e com sua cultura. Janaina afirma que quem já teve uma das fitinhas durante a infância sabe como é mágico fazer os três nós e os três pedidos e esperar a fitinha arrebentar. “A fitinha vira uma companhia constante, deixamos ela numa ‘peinha’ de nada, até que um dia ela se vai. O tempo, apenas ele, tem o poder de realizar aquilo que se pediu. E quando a pulseira cai, a sorte lhe acena”, salienta Janaina.

“Uma rajada forte de vento levantou as fitas, que voaram para bem longe. Corri atrás delas na maior velocidade. Mas, ô fitinhas ardilosas! Esconderam-se atrás das nuvens, no bordado das rendeiras e até nas saias rodadas das baianas! Apanhei uma delas mais que depressa e a amarrei ao meu pulso. Fiz como manda a tradição: duas voltas e três nós. Para cada nó, um desejo. Tudo mantido no mais absoluto segredo”, descreve a autora em trecho de seu livro.

A autora relata que sua inspiração para o livro veio da alegria dos filhos em receber as fitinhas do Senhor do Bonfim e fazer os pedidos. “Eles ficaram muito animados em fazer os três pedidos, os três nós. A graça era o mistério, o segredo e a magia. Depois ficaram ansiosos em não deixar a fitinha se romper. Outras crianças também me falaram dessa relação com a fitinha. E fui percebendo que a fitinha estava imersa em um universo infantil e muito particular. Assim, tentei traduzir essa experiência mágica com os aportes da chamada literatura afro-brasileira”, relata a escritora.

O livro é muito poético, colorido e divertido. As ilustrações de Paulica Santos traz traços e referências muito brasileiras. A Bahia, nossa Bahia, é relida em cores e textos. Janaina de Figueiredo é antropóloga e também autora de outros livros infantis: de O Fuxico de Janaína (2015, Aletria), Meu avô é um tata (2018, Pallas). As obras integram a produção literária infantil afro-brasileira.

Ler ‘Nós de Axé’ não é apenas conhecer a história de uma menina com sua fitinha, é conhecer um pouco mais da festa do Senhor do Bonfim e da cultura da Bahia. Ao fim do livro, a autora Janaína de Figueiredo traz um glossário explicando a história e o significado de alguns nomes e termos presentes no livro e no universo afro-brasileiro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading