
Os novos membros do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Estado da Bahia (CONSEA Bahia) tomaram posse, nesta segunda-feira (30/07/2018), em ato no auditório da Secretaria de Planejamento da Bahia, em Salvador. O conselho, criado em 2003 e instituído em 2008, é um órgão colegiado de aconselhamento ao Governador do Estado para as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional. O Consea-BA é formado por 72 conselheiros, sendo 36 titulares e 36 suplentes, divididos em 12 representantes do Governo e 24 da sociedade civil.
Durante a posse, conselheiros de diversos territórios da Bahia falaram sobre a importância do colegiado para aconselhamento na construção de políticas públicas de segurança alimentar criadas na Bahia, além de outras que estão em discussão. Representando o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Cézar Lisboa, que é titular, a superintendente Rose Pondé, que é suplente, falou sobre os importantes programas criados a partir da construção da política nacional de segurança alimentar.
De acordo com Pondé, programas como o PAA Leite e o PAA Alimentos, que promovem a agricultura familiar ao mesmo tempo em que fornece os alimentos às famílias em situação de vulnerabilidade social, é preciso fortalecer as ações e projetos para evitar que a fome volte a crescer na Bahia e no Brasil. A superintendente ainda parabenizou o conselho pela atuação efetiva nos 27 territórios de identidade da Bahia.
A posse do conselho contou com a presença dos conselheiros, entre eles o presidente José Moacir dos Santos e a secretária executiva, Márcia Dias, e dos secretários Bruno Dauster, da Casa Civil; Geraldo Reis, do Meio Ambiente; Jeandro Ribeiro, do Desenvolvimento Rural; de Rodrigo Hita, da Ciência e Tecnologia; além de representantes das demais secretarias integrantes do órgão.
Os membros da sociedade civil integram entidades e associação voltadas à agricultura familiar, trabalhadores, movimento de luta pela terra, alimentação saudável e religiosa, entre outros, demonstrando o caráter democrático do Consea-BA. Pelo governo, além da SJDHDS, estão representadas as secretarias da Casa Civil, Meio Ambiente (Sema), Política para Mulheres (SPM), Planejamento (Seplan), Desenvolvimento Rural (SDR), Promoção da Igualdade (Sepromi), Ciência e Tecnologia (Secti), Educação (SEC), Saúde (Sesab) e Agricultura (Seagri).
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




