
O Grupo X de Improvisação em Dança completa 20 anos em 2018 e, desde o mês de Abril, vem realizando uma série de atividades em comemoração. Nesse segundo semestre, até dezembro, ocupará o Palacete das Artes, mensalmente, com apresentações de espetáculos do seu repertório, instalações e exposição itinerante. A ocupação começa no dia 31 de agosto de 2018, às 18 horas, no jardim do Palacete das Artes, com o mais novo trabalho intitulado ‘Se você quiser…’.
O espetáculo é uma colcha de retalhos da história do Grupo X que reúne, além das memórias dos dançarinos e da interação com o público e o espaço, elementos de espetáculos anteriores, como ‘Ana tem medo do escuro’ (2017), ‘Mais ou menos depois do meio’ (2015), ‘Pequetitas Coisas Entre Nós Mesmos’ (2011), ‘Os Três Audíveis… Ana, Judite e Priscila’ (2008) e ‘O canto de cada um’ (2003).
‘Se você quiser …’ traz para cena as memórias individuais e coletivas que se constroem com os encontros, com o que os espaços provocam nos intérpretes-criadores, na criação do varal com imagens, objetos, figurinos oníricos e frases que estimulam a performance. Toda a trajetória do espetáculo é permeada pela exploração de bancos plásticos, que funcionam como elementos de ligação entre os intérpretes-criadores e provocam estados corporais distinto.
“Mais do que representação dessas memórias, é um estado de presença. Criamos um espaço ao mesmo tempo fictício e real. Nos interessa as relações que se estabelecem com as pessoas, com os lugares, com os sons, comportamentos, etc”, descreve Edu O..
O espetáculo, criado para espaços externos e estreou na rua, adapta-se às áreas internas, como o Palacete. “O jardim do Palacete das Artes é um espaço ideal para o trabalho, onde a plasticidade também é muito importante. É uma instalação performática”, explica Edu O..
Grupo X
Fundado como projeto de extensão da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia pelos professores Fafá Daltro e David Iannitelli, o Grupo X explora, para além da pesquisa acadêmica, a criação artística, levando em conta questões relacionadas à acessibilidade e reflexões pertinentes à investigação e configuração em dança contemporânea, que tenham a improvisação cênica como eixo condutor.
Com coordenação do professor Edu O. e direção artística de Fafá, a companhia é formada hoje por nove dançarinos/coreógrafos/pesquisadores – Fafá Daltro, Edu O., Taynah Melo, Natalia Rocha, Diane Portella, Iran Sampaio, William Gomes, Aline Lucena, Nei Lima e Daiana Carvalho e também conta com as cantoras convidadas Andréa Daltro, Talita Avelino e do músico Felipe Sousa.
Ocupação
Até dezembro de 2018, o Grupo X fará apresentações únicas de alguns espetáculos do seu repertório. O primeiro é ‘Se você quiser …’, no dia 31 de agosto. Já em setembro, no dia 21, será a vez de Fulaninha’s. Em Outubro, a ocupação do Palacete das Artes continua com Superficies flutuantes, no dia 26 – ocorrerá ainda apresentações deste espetáculo no Congresso da UFBA, de 16 a 18 de outubro.
Ana tem medo do escuro é o espetáculo a ser apresentado em novembro, no dia 16. O projeto acaba no dia 14 de dezembro com a montagem Se quiser, deixe sua lembrança!.
Agenda
O quê: espetáculo ‘Se você quiser…’ – 20 anos do Grupo X
Quando: 31 de agosto, às 18 horas
Onde: Jardim do Palacete das Artes, em Salvador
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




