
Primeiro artista a colocar a capoeira nos shows musicais, o mestre de capoeira, compositor, publicitário e produtor cultural, Antônio Carlos Gomes da Conceição, popularmente reconhecido como Tonho Matéria, será homenageado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com a Comenda 2 de Julho, maior honraria do Legislativo Baiano. A iniciativa é do deputado estadual Ubirajara da Silva Ramos Corôa (Bira Corôa, PT), presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade. Sessão solene acontecerá nesta quinta-feira (30/08/2018), a partir das 15 horas, na Casa Legislativa.
Tonho Matéria nasceu na capital baiana e aos 12 anos iniciou na capoeira. Atualmente, além da reconhecida carreira artística, comanda um projeto de intervenção social por meio da Associação Cultural de Capoeira Mangangá, a qual atende mais de 400 crianças, adolescentes e adultos em diversos bairros populares de Salvador.
Também é diretor da LIBAC (Liga Baiana de Capoeira), membro do Conselho Fiscal do Forte da Capoeira; membro do Conselho Estadual de Desenvolvimento da Comunidade Negra e diretor do Fórum de Capoeira na cidade de Lauro de Freitas. Junto com os Mestres Reginaldo (Associação de Capoeira Toques de Berimbaus) e Boca (Associação de Capoeira Alegria do Mestre Canjiquinha) é fundador presidente da Associação Cultural de Capoeira Mangangá.
Agenda
O quê: sessão solene de entrega da Comenda 2 de Julho à Tonho Matéria
Quando: 30 de agosto, a partir das 15 horas
Onde: Assembleia Legislativa da Bahia, CAB – Salvador









