
O nome do ex-presidente Lula está sendo cotado para receber o Prêmio Nobel da Paz.
A candidatura foi proposta pelo argentino Adolfo Pérez Esquivel, ganhador do prêmio em 1980. Recebeu o apoio do egípcio Mohamed El-Bardel, ganhador do Nobel em 2005. Dentre as celebridades que subscreveram a proposta, pode ser citado Noam Chomsky, linguista, filósofo e ativista político. Milhares de cidadãos do Brasil e do mundo estão aderindo à indicação através da internet.
O primeiro brasileiro cogitado para a premiação foi o Arcebispo Dom Hélder Câmara. Houve pressão da ditadura brasileira, então vigente, para evitar a outorga do prêmio a alguém que denunciava os abusos contra os direitos humanos que estavam então sendo praticados em nosso país. Dom Hélder não foi indicado.
A candidatura de Luís Inácio Lula da Silva, avalizada por figuras exponenciais do mundo contemporâneo, é uma glória insigne para ele e para o Brasil, independente de concretizar-se a premiação.
Vitória, agosto de 2018.
*João Baptista Herkenhoff é Juiz de Direito aposentado, um dos fundadores e primeiro presidente da Comissão de Justiça e Paz da Arquidiocese de Vitória.










