Videoconferência alinha ações para o #TransformaÊ com educadores da rede estadual da Bahia

Professores participam de vídeoconferência sobre o projeto #TransformaÊ.
Professores participam de vídeoconferência sobre o projeto #TransformaÊ.

Educadores da rede estadual de toda a Bahia participaram, nesta terça-feira (18/09/2018), de uma videoconferência para alinhar ações para o projeto #TransformaÊ: Virada Educacional Bahia, que acontecerá na sexta-feira (21), nas unidades escolares. Em sua terceira edição, o evento tem a proposta de promover 12 horas seguidas de atividades que potencializam a produção científica, artística, literária e social no ambiente escolar.

Neste ano, a ação terá como tema central: ‘Escola que Acolhe’, em alusão ao programa Acolher, da Secretaria da Educação do Estado, que promove o atendimento educacional às unidades escolares, por meio da convergência de ações pedagógicas e biopsicossociais. A diretora de Articulação Pedagógica da Secretaria da Educação, Edileuza Neris, falou sobre a escolha desta temática. “A escolha do tema diz muito do que queremos e a rede espera para nesse momento na Educação. É a defesa da escola enquanto espaço de formação de pessoas, que pela sua natureza é um espaço acolhedor, neste processo formativo. A escola que acolhe novas ofertas é o nosso desafio para uma ruptura de uma tradição pedagógica, tornando mais atrativa e humana, onde o conhecimento seja produzido respeitando as diversidades, especificidades e regionalidades”, disse.

Convidada para a videoconferência, a instrutora da organização Arte de Viver, Olga Sá, ressaltou a importância de um ambiente harmônico para o aprendizado dos alunos. “O estresse é um grande mal que está em todos os ambientes da sociedade. Então, o trabalho é discutir ferramentas que possam trazer momentos de reflexão e meditação. Isso melhora o relacionamento na escola e melhora o aprendizado. Temos experiências nos Estados Unidos onde já existe um momento que, ao tocar um sinal, toda a unidade para com o objetivo de realizar esse relaxamento dando ótimos resultados, e que pode ser utilizada também na rede pública”, afirmou.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading