Presidente eleito Jair Bolsonaro acumula gafes em começo difícil, diz Les Echos

O jornal econômico Les Echos analisa as indicações de Jair Bolsonaro para o futuro governo brasileiro com a manchete: " Os difíceis primeiros passos de Bolsonaro".
O jornal econômico Les Echos analisa as indicações de Jair Bolsonaro para o futuro governo brasileiro com a manchete: “Os difíceis primeiros passos de Jair Bolsonaro”.

Os primeiros passos “difíceis” para o presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro, segundo o jornal econômico Les Echos, recebem atenção da imprensa francesa nesta terça-feira (13/11/2018).

Les Echos comenta a escolha da deputada Tereza Cristina da Costa (DEM-MS) para o Ministério da Agricultura e de Joaquim Levy, ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, para a presidência do BNDES. Segundo Les Echos, além da deputada representante do agronegócio, Bolsonaro deve continuar buscando o apoio de lobbys poderosos, como evangélicos e pró-armas, para implementar suas políticas.

Um dos desafios do presidente eleito é sanear as contas públicas, tarefa que ficou mais difícil com a aprovação do reajuste dos salários dos juízes do Supremo Tribunal Federal, aprovado pelo Senado, que terá impacto em toda a função pública. O jornal informa que o presidente Michel Temer teria o poder de vetar esse aumento, mas dificilmente fará isso para evitar ser julgado por corrupção.

Les Echos observa que o governo nem começou e o futuro ministro da área econômica, Paulo Guedes, já enfrenta duas derrotas: a nota salgada de R$ 6 bilhões gerada pelo aumento dos juízes e a renúncia fiscal das montadoras, que acaba de ser aprovada pelo Congresso. As manobras no Congresso visam aumentar o peso político dos parlamentares nas futuras negociações com o governo eleito, explica um analista ouvido pelo jornal.

Amadorismo na diplomacia

A área em que Bolsonaro demonstrou mais amadorismo até agora foi a diplomática, avalia Les Echos. O futuro chanceler brasileiro terá de ser um verdadeiro diplomata para apagar as “gafes” de Bolsonaro e Guedes ao se referir à China, ao Mercosul e aos países árabes, depois da hipótese infeliz de transferir a embaixada brasileira de Tel Aviv para Jerusalém. O recuo não apagou o incêndio, num momento em que os fundos soberanos dos países árabes têm forte potencial para investir em projetos de infraestrutura no Brasil, nota o diário francês.

Le Figaro destaca a preocupação da Comissão Interamericana de Direitos Humanos com a política de segurança pública. A presidente da Comissão, Margarette May Macaulay, encerrou ontem uma semana de visita ao Brasil e se declarou preocupada com o “discurso de ódio” de Bolsonaro e suas ideias para combater os altos índices de violência no país.

Macaulay qualificou de “atrocidades” as declarações de Bolsonaro e do governador eleito do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, sobre matar suspeitos armados nas favelas. Segundo a jamaicana, eles não podem “estar falando sério”.

*Com informações da Agência RFI.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading