
A crítica não é diferente para a maioria das cidades brasileiras e quanto maior a estrutura viária e o número de postes utilizados para transmissão de energia elétrica e para dar sustentação a rede de cabos de transmissão de voz e dados maiores são os problemas e o risco de morte para os citadinos.
A situação se tornou ainda mais complexa com o uso sem controle e ou com baixa fiscalização municipal das empresas que prestam serviço de voz e dados, ofertando conexões por meio da internet. Essas empresas são citadas como as principais responsáveis pela profusão de fios nos postes de energia elétrica.
A profusão de cabos nos postes compromete a segurança dos moradores e o adequado funcionamento da rede elétrica e de voz e dados, além de afetar esteticamente as cidades. Neste aspecto, Feira de Santana está inclusa, também, como uma das cidades afetadas pela falta de controle do uso dos postes da rede elétrica.
Para ilustrar a abordagem crítica com relação aos problemas com a manutenção da rede de postes das cidades brasileiras são citadas duas reportagens, a primeira reportagem aborda problemas em Salvador e a segunda em São Paulo, em comum, as mesmas complicações e o risco de morte para os cidadãos.
Soteropolitanos em perigo
Com o título ‘O perigo vem de cima: postes envergados e com fios soltos são risco para moradores’, a Rede Bahia veiculou — em 16 de outubro de 2018’, através do programa BA Meio Dia’ — reportagem em que aborda problemas com a manutenção da rede de postes da cidade de Salvador. Dentre os problemas relatados são citados o considerável número de cabos de rede de internet, postes com estrutura comprometida e em posição irregular. Além da questão estética, a reportagem alerta para o risco que apresenta para a vida dos cidadãos.
Paulistanos em perigo
A reportagem de Emerson Vivente, publicada no Jornal Folha de São Paulo, em 8 de janeiro de 2018, com título ‘Fios de postes soltos põem pedestres em risco nas calçadas de São Paulo’, aborda o problema com a manutenção da rede de postes de energia elétrica da cidade.
Fios expostos e soltos nos postes da capital paulista oferecem perigo aos pedestres. Foram identificados problemas em aproximadamente 50 ruas ou avenidas das cinco regiões da cidade. Em novembro de 2017, o chapeiro Júlio Lima Santos, 21, morreu após sofrer uma descarga elétrica ao encostar em poste de sustentação de semáforo. Fios enrolados em postes são o problema mais recorrente na capital, relata a reportagem.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




