
A decisão dos EUA de se retirarem da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), anunciada em outubro de 2017, entrou em vigor nesta segunda-feira (31/12/2018), de acordo com o regulamento da organização.
Washington irá manter o estatuto de observador na organização, mas não pagará mais contribuições e não poderá ser eleito para o Comitê do Patrimônio Mundial.
Em 1984, durante a administração de Ronald Reagan, os EUA já haviam abandonado a organização, acusando-a de antiamericanismo e desperdício. No entanto, em 2003, os Estados Unidos retornaram à UNESCO. A razão para a saída atual baseia-se, em particular, nas discordâncias e pontos de vista diferentes em relação ao conflito árabe-israelense.
“Não foi fácil tomar essa decisão. Isso reflete a preocupação dos EUA com a crescente dívida dos EUA (de suas contribuições) na UNESCO, com a necessidade de uma reforma fundamental na organização e com o preconceito contínuo anti-israelense da UNESCO”, disse a representante do Departamento de Estado, Heather Nauert.
O Kremlin, por sua vez, considerou a decisão dos EUA de se retirarem da UNESCO como uma “notícia triste”.
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura, UNESCO, é uma agência especializada das Nações Unidas (ONU), com sede em Paris, fundada em 16 de novembro de 1945 com o objetivo de contribuir para a paz e segurança no mundo abrangendo cinco setores como a educação, ciências naturais, ciências sociais e humanas, cultura e comunicações e informação.
*Com informações da Agência Sputnik.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




