Feira de Santana: Com 18 novas creches, vagas na Educação Infantil tiveram incremento de 25%

Dados foram apresentadas pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aos cônsules de oito países do Corpo Consular da Bahia, durante o Encontro de Cooperação Internacional.
Dados foram apresentadas pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aos cônsules de oito países do Corpo Consular da Bahia, durante o Encontro de Cooperação Internacional.

Ampliação de 25% das vagas para Educação Infantil, construção de 32 escolas, das quais 18 creches, e o desenvolvimento de programas e projetos que priorizam a aprendizagem e pretendem diminuir a distorção idade-série. São estas, de maneira resumida, as principais ações dos últimos seis anos na Educação, no âmbito do município de Feira de Santana.

Elas foram apresentadas nesta segunda-feira (03/12/2018), pela secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aos cônsules de oito países do Corpo Consular da Bahia, durante o Encontro de Cooperação Internacional. O evento aconteceu durante todo o dia, no auditório do SESI.

A iniciativa é do projeto Feira 2030, que tem reunido técnicos da iniciativa privada e agentes públicos, em torno da construção do Plano de Desenvolvimento Econômico Sustentável do Município. Idealizado pela Secretaria do Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, o projeto conta com a parceria da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste, SUDENE.

O principal objetivo do evento é o estreitamento das relações internacionais com os países que dispõem de representação na Bahia, nas áreas de negócios, cultura, tecnologia e educação.

O prefeito Colbert Martins Filho ressaltou a importância da apresentação das ações do município no encontro. “Mais do que buscar por investimentos, queremos criar boas relações, nos aproximar destas pessoas e, consequentemente, promover o interesse nos nossos projetos”, defende.

Ambientes mais organizados e prioridade para a aprendizagem

Entre as ações apresentadas pela secretária Jayana Ribeiro se destacaram a ampliação de 25% das vagas para crianças de 0 a 5 anos com a construção de 18 Centros Municipais de Educação Infantil, além de outras 14 unidades de Ensino Fundamental. Para melhor atender aos alunos da sede e dos distritos, foram também reformadas e ampliadas 180 escolas.

“Priorizamos ambientes mais adequados e organizados para os nossos estudantes. Hoje nossos alunos contam com bibliotecas, brinquedotecas, Salas de Recursos, espaços amplos, arejados e coloridos, que buscam atender às necessidades pedagógicas de toda a equipe escolar”, destaca Jayana.

As escolas contaram também com o Projeto Reequipar, que adquiriu mobiliário moderno e de qualidade como computadores, impressoras, projetores, mesas, cadeiras, armários e equipamentos industriais para as cozinhas, entre outros.

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi outro destaque. Em 2015, a Rede Municipal saiu da estagnação das últimas quatro avaliações e 57 escolas melhoraram o índice. Já em 2017, o IDEB do Ensino Fundamental I subiu de 4.0 para 4.4 pontos, se aproximando da meta de 4.5; 38 escolas ficaram acima da meta e 46 melhoraram o índice.

Além da estrutura física, o município investiu também na área pedagógica. Nos últimos cinco anos, os professores tiveram um aumento de 49% nos salários, beneficiando também os aposentados. Programas de Correção do Fluxo Escolar (Se Liga e Acelera Brasil), o Mais Alfabetização, o Novo Mais Educação e o Projeto de Prevenção da Violência Escolar – PREVESC também foram destacados.

Mais de 7 mil alunos são atendidos pelo Programa Música na Escola que, desde 2015, oferece aulas de técnica vocal e diversos instrumentos para crianças e adolescentes; criou quatro fanfarras nos distritos e institiuiu Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading