Feira de Santana: Fé compartilhada, caruru, vermelho e branco são ingrediente das comemorações em homenagem a Santa Bárbara

Bárbara de Nicomédia (Nicomédia, c. 280 - Nicomédia, c. 317) foi uma virgem mártir do século III comemorada como santa cristã na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa. Em Portugal e no Brasil, tornou-se popular a devoção à Santa Bárbara, invocada como protetora por ocasião de tempestades, raios e trovões.
Bárbara de Nicomédia (Nicomédia, c. 280 – Nicomédia, c. 317) foi uma virgem mártir do século III comemorada como santa cristã na Igreja Católica Romana e na Igreja Ortodoxa. Em Portugal e no Brasil, tornou-se popular a devoção à Santa Bárbara, invocada como protetora por ocasião de tempestades, raios e trovões.

Missa na Igreja Senhor dos Passos, às 8:30 horas, depois procissão com a imagem de Santa Bárbara e outros santos até o Centro de Abastecimento de Feira de Santana – pela avenida Getúlio Vargas e rua Olímpio Vital. Missa no entreposto, procissão por algumas das suas ruas, caruru e samba de roda até as 15h30. É dia dos fieis vestirem vermelho e branco.

E na cozinha do Restaurante Popular o caruru e o vatapá já estão sendo preparados. Mãos habilidosas preparam os 60 quilos de camarão, cortam os cinco mil quiabos e cortam os 1,2 mil quilos de frango e outros ingredientes. Tudo será levado ao fogo nas primeiras horas da manhã desta terça-feira. Vai ser servido a partir das 11h30.

Comida para mais de 3 mil pessoas

Vai ter comida suficiente para atender a três mil pessoas, afirma o diretor do Centro de Abastecimento, Delorme Martins. “É uma tradição que a Prefeitura de Feira mantém há mais de quarenta anos, com a participação ativa dos comerciantes”. Mesmo em obras, as cerimônias serão realizadas próximo de onde aconteciam.

A programação do 4 de dezembro será extensa e agitada, quando católicos e candomblecistas, o povo do santo, prestam homenagens a Santa Bárbara e a Iansã, respectivamente. A divindade é extremamente popular entre os adeptos das duas religiões e uma síntese da mistura de crenças.

No entreposto será realizada a tradicional missa, onde o sincretismo mostra toda a sua força. Depois da devoção, entra em cena o samba de roda, parte integrante desta comemoração. Neste ano, a Quixabeira da Lagoa da Camisa, distrito de Maria Quitéria, é quem vai se apresentar. A cantora Mara vai animar os presentes.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading