
No verão, é preciso ter ainda mais cuidado na hora de comprar frutas. Com o calor, elas tendem a amadurecer e estragar mais rápido.
Se a fruta só for ser consumida depois de alguns dias da compra, melhor optar por uma mais verde, recomenda a nutricionista Vivian Zollar, conselheira do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região (São Paulo e Mato Grosso do Sul).
“Ter um planejamento, principalmente nessa época mais quente, evita o desperdício”, afirma.
Na hora de escolher, também é importante verificar se o produto está amassado, com perfurações, pontos de bolor ou soltando líquido, alterações que podem oferecer risco à saúde.
Mas imperfeições, como maçãs com um lado maior que o outro ou bananas gêmeas (dentro de uma mesma casca), não fazem mal nenhum.
“As pessoas, em geral, têm preconceito com essas frutas, mas a qualidade é a mesma”, afirma a nutricionista.
O perigo do amassado é que ele cria um rompimento na casca da fruta, que permite a entrada de micro-organismos. No caso de frutas mais sensíveis, como o mamão, até a pressão dos dedos pode ser suficiente para desencadear um processo de deterioração.
Se a fruta amassar no transporte para casa, a nutricionista recomenda higienizá-la, descascá-la e retirar a parte machucada. Depois, ela pode ser cortada em pedaços e guardada dentro de um potinho com tampa na geladeira.
“Se a pessoa colocá-la amassada na fruteira, ela vai estragar rapidinho. Dentro da geladeira, pode ser consumida em pelo menos 24 horas”, afirma.
Outro ponto para ficar atento é o cheiro. Se a fruta já passou da fase de maturação e está começando a deteriorar, ela fica com um odor muito mais acentuado. Aquelas que contêm mais açúcar, caso da banana, da uva e do abacaxi, chegam a exalar um leve toque alcoólico.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




