Camaçari: Irregularidades Empreendimento Luar de Arembepe são debatidas na ALBA

Provocado pelo deputado estadual Bira Corôa (PT), o Inema realizou visita e concluiu relatório sobre o empreendimento ‘Luar de Arembepe’, em Camaçari. Além de confirmar as suspeitas sobre as irregularidades de cunho ambiental, já que a área é comprovadamente de Preservação Ambiental, o documento revelou fragilidades no processo de liberação da licença da obra, feito pela prefeitura de Camaçari após Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado entre a gestão municipal e a empresa JMJ Empreendimentos Imobiliários LTDA.

De acordo com o relatório, O TAC firmado descumpre a legislação ambiental do Brasil e da Bahia, que proíbe iniciativa desse porte em Área de Preservação Permanente (APP). Deputado teve acesso ao documento nesta segunda-feira (14/01/2019), durante audiência com o secretário estadual de Meio Ambiente, Geraldo Reis, e a diretora do Inema, Márcia Teles.

“Estou acompanhando, junto com a população e com o movimento social, toda a situação e é cada vez mais alarmante e perversa a tentativa de destruir uma área ambiental para atender a interesses imobiliários e comerciais. É inaceitável que um TAC desconsidere toda a legislação ambiental e permita um condomínio residencial numa área de restinga, numa área úmida e de lagoas, uma área de passagem de aves migratórias e espécies silvestres”, questiona o parlamentar.  O texto do TAC também impede a comunidade e os movimentos sociais de se manifestarem sobre o empreendimento.

Biólogo de formação e conhecedor da área, o deputado Bira Corôa pontuou também os danos que serão causados com a continuidade das obras. Segundo ele, “o que teremos em toda a região é um desastroso desequilíbrio ambiental, resultado de ações que já estão em curso como supressão de vegetação, aterramento de lagoas, manejo de dunas e desvio do curso das águas e todo o conjunto de lagoas daquela região”. Vale destacar que, segundo o relatório do Inema, o empreendimento não solicitou ao órgão responsável a licença necessária para o manejo de águas.

“Além das consequências ambientais que são irreparáveis, essa iniciativa também provocará grandes e desastrosos impactos sociais, na medida em que mexe diretamente com a vida das comunidades circunvizinhas, afetando a economia, os modos de vida, a história e a identidade daquelas famílias. Precisamos saber quais os reais interesses por trás dessa voraz necessidade de destruição ambiental e social. Vamos continuar acompanhando a situação e aguardamos com urgência uma manifestação do Ministério Público Estadual”, conclui Bira Corôa.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading