
A Revista Juventude.br, do Centro de Estudos e Memória da Juventude, torna pública a chamada de artigos para o dossiê temático ‘Juventude e Direitos Humanos’, organizado pelos professores Michel Fernandes da Rosa (UFRB) e Nilson Weisheimer (UFRB). A publicação prevista para agosto de 2019 pretende cooperar para a produção de conhecimento multidisciplinar sobre diferentes relações que se estabelecem entre as condições juvenil e a temática dos direitos humanos.
Diante da emergência de discursos de ódio, de práticas de intolerância e da desinformação promovida pelos setores conservadores contra a atuação dos movimentos em defesa de direitos das populações mais pobres, nos espaços periféricos e encarceradas se verificam ataques aos direitos humanos no Brasil. Como forma de enfrentamento e resistência a Revista Juventude.br se propõe a publicar artigos resultado de pesquisas empíricas e ensaios teóricos originais que possam contribuir para revelar como se manifesta entre os jovens brasileiros a violação dos direitos humanos, assim como as iniciativas e mobilizações por sua efetivação. Entendendo a luta e efetivação dos direitos dos jovens nesse contexto interessa-nos fazer emergir os processos sociais e suas contradições assim como as gramáticas e linguagens que podem e são mobilizadas, independentemente da adoção da nomenclatura ou de categorias jurídicas consagradas de direitos humanos, para abordar temas pertinentes à dignidade humana e às condições para o acesso aos direitos fundamentais a partir da condição juvenil e da perspectiva das e dos jovens.
Interessa-nos particularmente trabalhos que abordem: (i) a construção social da juventude como sujeito de direitos; (ii) a garantia dos direitos humanos entre os jovens brasileiros e os direitos que lhes são negados; (iii) violência no contexto das e dos jovens das periferias (físicas e epistemológicas); (iv) arte, cultura e educação nas suas relações com os direitos humanos; (v); movimentos estudantil, movimento juvenil e direitos humanos; (vi) direitos humanos nos espaços virtuais e nas redes sociais e; (vii) relação entre direitos declarados e proclamados em instrumentos legislativos nacionais e internacionais e as realidades desiguais dos jovens no Brasil.
Os assuntos sugeridos não impedem que outros temas, questões e abordagens pertinentes ao dossiê sejam propostos e bem-recebidos.
A revista também aceitará contribuições de relatos de pesquisas com temáticas diversas sobre a juventude a fim de compor a seção miscelânea.
Serão aceitos ainda textos de opinião e relatos de experiências, assim como resenhas de publicações dentro da temática dos direitos humanos, a fim de compor a edição.
As contribuições para publicações devem ser textos originais e inéditos escritos em português, que estejam em conformidade com as normas da revista (disponíveis em anexo).
As propostas devem ser enviadas para os endereços eletrônicos michelfr80@gmail.com eweisheimer@pq.cnpq.brweisheimer@pq.cnpq.br até a data de 28 de junho de 2019.
Baixe
Revista Juventude.BR edição nº 14
Revista Juventude.BR edição nº 15
Revista Juventude.BR edição nº 16
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




