Deputado Alex Lima diz que corte de verbas da UFBA é censura acadêmica

Alex Lima (PSB-BA), deputado estadual.
Alex Lima: A UFBA é uma das melhores instituições de ensino público do país. Cortar verbas de universidades sem justificativa plausível é censura acadêmica. Nenhum país se desenvolveu destruindo a educação.
Alex Lima (PSB-BA), deputado estadual.
Alex Lima: A UFBA é uma das melhores instituições de ensino público do país. Cortar verbas de universidades sem justificativa plausível é censura acadêmica. Nenhum país se desenvolveu destruindo a educação.

O deputado estadual Alex Lima (PSB) usou as redes sociais para criticar a decisão do Ministério da Educação (MEC) de cortar verbas de instituições federais, como a Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Primeiro eles diminuem investimentos nas faculdades de Sociologia e Filosofia e agora cortam verba de universidades públicas com bom desempenho no ranking nacional. A quem interessa uma sociedade sem educação?”, questionou o deputado, ressaltando o bom desempenho da instituição. “A UFBA é uma das melhores instituições de ensino público do país. Cortar verbas de universidades sem justificativa plausível é censura acadêmica. Nenhum país se desenvolveu destruindo a educação”, completou.

O argumento usado pelo Governo Federal para justificar o corte seria que as instituições não estariam apresentando desempenho acadêmico esperado e, ao mesmo tempo, estiverem promovendo “balbúrdia” em seus campi. No entanto, na última avaliação divulgada pelo MEC, constatou-se um salto de 40% para 96% do percentual de cursos da Ufba avaliados com nota 4 ou 5, entre 2014 e 2016. No Enade, a média geral dos cursos de graduação da Universidade vem em evolução desde 2006 e, recentemente, saltou de 3,89 para 4,05.

No ranking Times Higher Education (THE), da revista inglesa Times, a Ufba é a 1ª universidade do Nordeste, a 10ª brasileira e a 30ª da América Latina. “A universidade é pluralidade e liberdade de expressão. Eu, realmente, espero que nosso país não siga por um caminho de perseguição ideológica, social e acadêmica. Se não aprendermos a valoriza a educação e a enxergá-la como instrumento de transformação, jamais avançaremos como sociedade”, alertou o parlamentar.


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