Feira de Santana: Dispensário Santana completa 36 anos de funcionamento

Dispensário Santana, entidade sem fins lucrativos, completou 36 anos de funcionamento nesta quarta-feira. Instalado no Bairro Chácara São Cosme, a entidade presta vários serviços à comunidade.
Dispensário Santana, entidade sem fins lucrativos, completou 36 anos de funcionamento nesta quarta-feira. Instalado no Bairro Chácara São Cosme, a entidade presta vários serviços à comunidade.

Inaugurado em 29 de maio de 1983, o Dispensário Santana, entidade sem fins lucrativos, completou 36 anos de funcionamento nesta quarta-feira (29/05/2019). Instalado no Bairro Chácara São Cosme, a entidade presta vários serviços à comunidade.

O Dispensário mantém cursos para a comunidade como corte e costura, manicure e pedicure, artesanato, iniciação musical e dança. Além disso, a escola e creche.

Patrícia chegou ao Dispensário ainda criança; hoje é professora de dança

Muitas pessoas que trabalham na instituição têm história bonita para contar. É o caso da professora de dança Patrícia Santana. Ela está no dispensário desde criança. “Eu apendi muito aqui e hoje sou professora de dança e estou passando esse conhecimento para outras pessoas”, afirmou.

Antônio Carlos se tornou músico

O músico Antônio Carlos tem uma história semelhante a de Patrícia. Ele chegou ainda jovem e aprendeu a tocar em instrumentos de bandas e atualmente treina jovens. “Nós temos aqui instrumentos como trombone, trompete, clarinetes entre outros”, disse.

Creche mantida em parceria com Prefeitura

Há mais de 30 anos trabalhando no dispensário, a assistente social Jusciete Nascimento informou que a entidade tem uma boa estrutura com capacidade para manter 20 idosos, um projeto para 500 crianças e suas famílias, a escola com 330 alunos do ensino fundamental e 90 crianças na creche. Ela informou que no caso da creche existe uma parceria com a Prefeitura de Feira de Santana. “É uma parceria muito boa e grande”, disse Jusciete.

Além disso, ela destaca um grupo com 120 mulheres chefes de família e em situação de vulnerabilidade social. Elas fazem atividades artesanais e cursos profissionalizantes para amenizar a pobreza.

Segundo Jusciete, além do apoio da Prefeitura, o dispensário Santana recebe ajuda de empresas particulares para manter essas múltiplas atividades. “Nosso sonho de futuro é ter nessa instituição cursos profissionalizantes, mas que isso vai depender de convênios com instituições como o governo do estado ou até a Prefeitura Municipal”.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading