PROCON de Feira de Santana realiza ações de fiscalização e orientação para o Dia dos Namorados

Agentes do PROCON estão passando orientações aos lojistas, para que evitem transtornos com os consumidores.
Agentes do PROCON estão passando orientações aos lojistas, para que evitem transtornos com os consumidores.
Agentes do PROCON estão passando orientações aos lojistas, para que evitem transtornos com os consumidores.
Agentes do PROCON estão passando orientações aos lojistas, para que evitem transtornos com os consumidores.

Os fiscais da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON/FSA) estão nas ruas de olho nas vendas para o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho 2019. Além de fiscalizar, os agentes estão passando orientações aos lojistas, para que evitem transtornos com os consumidores.

A fiscalização começou na semana passada e segue até as proximidades da data. Denominada “Operação Dia dos Namorados”, durante a ação os prepostos do Procon observam três itens fundamentais: fixação de preço nas vitrines e interior das lojas de forma visível; presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC); e a publicidade das formas de pagamento.

Segundo o chefe de fiscalização, Camilo Cerqueira, primeiro os ficais passam nas lojas para verificarem se está tudo certo. Em caso de discordância no que diz o CDC, a loja é notificada e tem um prazo de cinco dias para se adequar. Se houver reincidência, a multa é aplicada.

Ele afirma que outro grande ponto de reclamação é a troca de mercadorias. “A pessoa compra um presente e o tamanho não era aquele. Existe um acordo de cavalheiro entre a loja e o cliente. Mas vale ressaltar que a lei não determina isso. O cliente tem que estar ciente que a loja só troca se quiser ou em caso de vício do produto. A lei só obriga troca quando a compra é feita pela internet, no prazo de sete dias para arrependimento”, explica.

Lojista elogia ação do PROCON

O gerente de uma das lojas fiscalizadas pelo Procon/FSA, Reinan Mascarenhas, destacou positivamente a atuação dos ficais durante a abordagem. Segundo ele, é uma atitude de excelência a orientação que está sendo passada. “É melhor para as vendas e ajuda a atrair o cliente. Evita também problemas e a venda fica mais fácil”, afirmou.

O chefe da fiscalização explicou que essa abordagem é um conceito colocado em prática no Governo do prefeito Colbert Martins Filho, com o objetivo de orientar os empresários e garantir dos direitos dos consumidores feirenses.

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