
Em Bonfim de Feira, onde São Pedro também é festejado, o clima familiar da festa junina mais uma vez prevaleceu. Crianças e adultos marcaram presença, na noite desta sexta-feira (28/06/2019), primeiro dia de festa.
Na praça enfeitada por bandeirolas, com muitas barracas de comidas e bebidas, como num arraiá, e diante do palco, onde as atrações contratadas pela Prefeitura se apresentavam, o público nao pensou duas vezes e compareceu para prestigiar os festejos de Bonfim de Feira.
Festa tranquila que ainda valoriza o forró tradicional
Juliane Bastos, que mora em Salvador, revelou que todos os anos faz questão de vir passar o São Pedro perto da família que reside em Bonfim de Feira. Ela diz ser apaixonada desde criança pela tradição passada por gerações e considera “uma festa tranquila e que ainda valoriza o forró tradicional: da sanfona, triângulo e arrasta pé”.
Me sinto em casa, diz morador de Irecê
Não é diferente de Ademir Bastos, de Irecê, que possui fazenda no distrito e diz fazer questão de prestigiar a tradicional festa. “Me sinto em casa, pois a família está toda situada na localidade e aproveito os embalos de uma festa tradicional para curtir com a mulher e a família. E também comemoro o aniversário”, revela.
Adriana aproveita a festa para garantir uma renda extra
Enquanto isso, a vendedora de espetinho Adriana dos Santos falou que o São Pedro é uma oportunidade de um lucro extra. “Dá pra ganhar um dinheiro, estou confiante”. O São Pedro de Bonfim de Feira prossegue nesse sábado, 29.
Forró e arrocha deram ritmo a primeira noite do São Pedro de Bonfim de Feira
No São Pedro de Bonfim de Feira a regra é clara: diversão sem moderação. E foi nesse clima animado que foi iniciada a festa, na noite desta sexta-feira, 28. Em frente à Igreja do Senhor do Bonfim, na praça Padre Lacerda foi formado o arraiá. Moradores da localidade, parentes e visitantes ocuparam a praça nesse primeiro dia de festa. Dançaram em dupla e arrastaram o pé sozinhos. Outros ficaram em frente a suas casas, situadas ao redor da praça, acompanhando a movimentação.
A primeira atração a subir ao palco foi a banda HD. Com, e na sequência os cantores Bié, Carlos Pita, a banda Lua Cheia e o cantor Sandro de Castro. No repertório muito forró pé de serra e o arrocha. Foi uma noite de ritmos que agradam em cheio o público e que são como um convite para dançar com rostos colados, na noite fria de inverno. A tradição é mantida de geração para geração: de crianças acompanhadas dos seus pais à idosos curtindo os festejos nas varandas de suas casas.
Mais uma vez, a Prefeitura de Feira de Santana garantiu a tradicional festividade no distrito ao contratar as atrações e proporcionar toda a infraestrutura, como montagem de toldos, palco, limpeza e segurança (com a atuação da Guarda Municipal), Vigilância Sanitária, Defesa Civil e Polícia Militar.
Neste sábado, segundo e último dia de festa, a programação será animada por Xoxotaí, Timbaúba, Beijo Roubado, Arnaldo Farias e Forrozão do Capitão.
Casais aproveitam e dançam o bom forró pé de serra no encerramento do São Pedro de Bonfim de Feira
Seis horas do mais autêntico ritmo nordestino, o forró, esquentaram o encerramento do São Pedro no distrito Bonfim de Feira, na noite de sábado, 29.
A primeira atração a abrir o arrasta pé, marcado pela tranquilidade e o clima familiar, foi a banda Xoxotaí, grupo formado no próprio distrito. O prefeito Colbert Martins Filho participou da abertura dos festejos acompanhado da primeira-dama Adenilda Martins, além de secretários municipais, vereadores e administradores distritais.
Pela quinta vez participando dos festejos de São Pedro, o cantor, compositor e arranjador musical pernambucano Timbaúba, radicado em Feira de Santana, subiu ao palco e levou os casais a dançarem bem juntinhos interpretando o tradicional repertório com canções de Luiz Gonzaga, e exemplo de Sabiá, além de Fagner e Geraldo Azevedo.
“É maravilhoso sentir a reação positiva de vocês. O povo aqui tá animado e gosta de dançar forró”, afirmou o artista ao microfone diante do público que concentrou-se no arraiá montado pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em frente à Igreja do Senhor do Bonfim.
O casal Luiz Lima e Mirian Freitas, além dos dois filhos, fizeram questão de frisar a qualidade do som e das atrações como diferenciais para a praça estar ao mesmo tempo cheia e favorável para quem ama dançar forró.
“Moro aqui e dessa forma conseguimos dançar muito e com tranquilidade. Tá maravilhosa a festa e o som nos empolga a ficar juntinhos”, ressaltou o encarregado.
Outro casal que não parou um instante sequer de dançar e compartilhava da mesma ideia é Igor Santos e Darcilene Mota. Os dois chegaram em Bonfim de Feira na sexta, 28, e particivam pela segunda vez do São Pedro na localidade.
“Nós gostamos mesmo é do forró pé de serra e desse clima de tranquilidade marcado pela presença das famílias. A Prefeitura tá de parabéns pela organização”, afirmou o churrasqueiro.
Expectativa
A noite também foi marcada pela expectativa do cantor, repentista, compositor e ex-artista de circo, Arnaldo Farias. Antes do início do show, nos bastidores, uma revelação: “Para quem está no palco, a satisfação com o público motiva e valoriza o trabalho musical. Gostaria de dizer que no meu estado [Rio Grande do Norte] sou reconhecido, mas aqui eu sou idolatrado”.
Pela segunda vez participando dos festejos de São Pedro em Feira de Santana, Arnaldo presenteou Bonfim de Feira com o bom xaxado de Marinês, o ‘Forró Malícia’ de Sandro Becker, o forró de raiz no ritmo da zabumba, triângulo e da sanfona do Trio Nordestino, bem como canções consagradas dos mestres Luiz Gonzaga e Dominguinhos, além de músicas de sua autoria, como o clássico do forró ‘Calor da Vaquejada’.
Natural de Natal (RN), Arnaldo Farias conheceu o forró na estrada e conviveu de perto com os grandes da sanfona. Em 1978 abriu o show de Luiz Gonzaga na Festa do Boi. Ficaram amigos a partir daí e, em 1982, o velho Lua almoçou em sua casa quando veio a Natal para receber o título de cidadão honorário.
O ciclo de shows e agito na noite genuína e sincrética da cultura popular nordestina, em Bonfim de Feira, foram encerradas pela valorização das bandas feirenses Beijo Roubado e Forrozão do Capitão.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




