
O Comandante da Aeronáutica, tenente brigadeiro do ar Antônio Carlos Moretti Bermudez, outorgou — em 13 de maio de 2019, 198º da Intendência e 131º da República — a medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ ao desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia Baltazar Miranda Saraiva. A solenidade de entrega da homenagem ocorreu nesta sexta-feira (19/07/2019), na Base Aérea de Salvador e foi conduzida pelo comandante da unidade militar coronel aviador Ivan Lucas Karpischin.
Além do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, foram homenageados o general de divisão Marcos André da Silva, comandante da 6ª Região Militar; coronel da Polícia Militar da Bahia (PM) Carlos Augusto Gomes Souza e Silva, chefe da Casa Militar do Governo da Bahia; coronel PM Francisco Luiz Telles de Macêdo, comandante-geral do Corpo de Bombeiros; Daniel Justo Madruga; Antonio Ricardo Guimarães Guedes, diretor-presidente do Abrigo Salvador, residência de idosos; 1º sargento Alexsandro Moreira Lima, militar da FAB.
Reconhecimento
A medalha ‘Mérito Santos-Dumont’ é uma comenda criada em 1956, durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis. A entrega das condecorações aos agraciados é efetuada em referência ao 20 de julho, que é o dia do aniversário de Alberto Santos-Dumont, ‘Pai da Aviação’ e ‘Patrono da Aeronáutica Brasileira’.
Ela foi regulamentada pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002 e é uma homenagem da Força Aérea do Brasil (FAB) que tem por finalidade reconhecer os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica; os militares da Aeronáutica Brasileira que se distingui no exercício da profissão, os militares de Forças Aéreas estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagem da FAB e os cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado destacados serviços à Aeronáutica.
Em comemoração ao 146º aniversário do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou, nesta sexta-feira (19), a entrega da comenda em todo o território nacional e também no exterior.
Em Brasília (DF), na Ala 1, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez. Ele concedeu a honraria a 136 agraciados. O Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno Ribeiro Pereira, Oficiais-Generais do Alto-Comando da Aeronáutica, demais autoridades militares e civis, familiares e convidados prestigiaram a cerimônia.
Durante a solenidade, o Tenente-Brigadeiro Bermudez falou da importância histórica de Santos-Dumont e a relevância dele para a Instituição. “Nesta cerimônia, com entrega de comendas, reverenciamos este brasileiro que deu asas a humanidade ao voar com o mais pesado que o ar, o 14 bis. A este gênio brasileiro, as nossas homenagens, que, ao longo da vida, teve princípios e valores que são fundamentais e que procuramos enaltecê-los na formação de nossos militares, como disciplina, profissionalismo, integridade, comprometimento e patriotismo”, declarou.
Baixe
Publicação da FAB sobre a edição 2019 da ‘Mérito Santos-Dumont’

Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




