
Francesco Saverio Borrelli, o procurador italiano líder das investigações anticorrupção da operação Mãos Limpas no início dos anos 1990, que varreu toda uma classe política, morreu, informou a família neste sábado (20/07/2019).
Ele tinha 89 anos e faleceu em um hospital de Milão.
Como o principal promotor do maior escândalo político da Itália desde a Segunda Guerra Mundial, Borrelli comandou uma investigação que levou à prisão de centenas de empresários e políticos e destruiu as carreiras de muitos.
Enquanto o time de procuradores da Mãos Limpas, incluindo Antonio Di Pietro, foram vistos como heróis por muitos italianos, as pessoas envolvidas com o caso ainda se ressentem com o que consideram uma cruzada linha-dura ou até mesmo com motivações políticas.
O establishment italiano foi rápido em elogiar as conquistas de Borrelli neste sábado.
“(Ele foi um) procurador da mais alta ordem, comprometido com a afirmação da supremacia e respeito à lei, que serviu a república com lealdade”, disse o Presidente Sergio Mattarella em comunicado.
Publicação registra trabalho
A obra ‘Corrupção e justiça: Mãos Limpas (1992-1998) nas palavras do procurador Francesco Saverio Borrelli, de autoria de Corrado de Cesare (Milão, Kaos, 1999), registra o trabalho desenvolvido de combate a corrupção.
*Com informações da Agência Reuters.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




