Morre procurador da Itália Francesco Saverio Borrelli; Ele liderou a operação anticorrupção ‘Mãos Limpas’

Francesco Saverio Borrelli morreu em 20 de julho de 2019 , aos 89 anos, no Instituto Nacional de Câncer do IRCCS, em Milão, onde foi hospitalizado.
Francesco Saverio Borrelli morreu em 20 de julho de 2019 , aos 89 anos, no Instituto Nacional de Câncer do IRCCS, em Milão, onde foi hospitalizado.

Francesco Saverio Borrelli, o procurador italiano líder das investigações anticorrupção da operação Mãos Limpas no início dos anos 1990, que varreu toda uma classe política, morreu, informou a família neste sábado (20/07/2019).

Ele tinha 89 anos e faleceu em um hospital de Milão.

Como o principal promotor do maior escândalo político da Itália desde a Segunda Guerra Mundial, Borrelli comandou uma investigação que levou à prisão de centenas de empresários e políticos e destruiu as carreiras de muitos.

Enquanto o time de procuradores da Mãos Limpas, incluindo Antonio Di Pietro, foram vistos como heróis por muitos italianos, as pessoas envolvidas com o caso ainda se ressentem com o que consideram uma cruzada linha-dura ou até mesmo com motivações políticas.

O establishment italiano foi rápido em elogiar as conquistas de Borrelli neste sábado.

“(Ele foi um) procurador da mais alta ordem, comprometido com a afirmação da supremacia e respeito à lei, que serviu a república com lealdade”, disse o Presidente Sergio Mattarella em comunicado.

Publicação registra trabalho

A obra ‘Corrupção e justiça: Mãos Limpas (1992-1998) nas palavras do procurador Francesco Saverio Borrelli, de autoria de Corrado de Cesare (Milão, Kaos, 1999), registra o trabalho desenvolvido de combate a corrupção.

*Com informações da Agência Reuters.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading