Justiça eleitoral nega à ex-prefeita o registro de candidatura em eleição suplementar de Camamu

Iona Queiroz Nascimento, ex-prefeita de Camamu.
Iona Queiroz Nascimento, ex-prefeita de Camamu.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) manteve o indeferimento da candidatura da prefeita afastada de Camamu (BA) Ioná Queiroz Nascimento para disputar a eleição suplementar para a prefeitura do município, que irá acontecer no próximo domingo (01/09/2019).

Ioná Queiroz foi eleita em 2016 e teve o registro indeferido, em junho, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), após processo de impugnação de sua candidatura, por conta de inelegibilidade decorrente de abuso de poder econômico, nas eleições de 2008. O TRE agora manteve a decisão de 1ª instância da 78ª Zona Eleitoral da Bahia que já havia indeferido a candidatura.

“O TRE acertou ao negar o registro da candidatura, pois, do contrário, teria ido contra os princípios da normalidade e legitimidade das eleições presentes no Código Eleitoral e contra toda a jurisprudência existente. O intuito da Justiça é justamente impedir que políticos insistam com candidaturas ainda em busca de votos, de modo a tentar resolver eventuais impugnações posteriormente”, afirma Mauricio Campos advogado da “Coligação Novos Tempos, Novos Rumos”.

O advogado ressalta que candidatos que deram causa à nulidade da eleição ordinária não podem concorrer na eleição suplementar. “Mesmo ciente de sua inelegibilidade, a candidata insistiu em concorrer neste certame. Acatar essa situação jurídica está de acordo com o Estado Democrático de Direito”, defende Luiz Viana, também advogado da Coligação.

A ex-prefeita ainda poderá manter a candidatura sob sua conta e risco, sendo nulos seus eventuais votos, porque cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral para tentar que a participação no pleito seja mantida.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading