
O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, enfrenta nesta segunda-feira (09/09/20109) a Câmara dos Deputados para a votação de confiança de seu projeto de governo.
Ao longo de uma hora e 30 minutos, Conte discursou aos deputados para apresentar seu gabinete e os principais pontos do governo, sustentado pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrático (PD).
“Este projeto político marca o início de uma nova temporada reformista”, ressaltou o jurista, que já foi premier por cerca de 14 meses, durante a aliança entre o M5S e a Liga Norte, mas que renunciou ao cargo devido a uma crise política com Matteo Salvini.
Conte foi interrompido tanto por aplausos quanto por protestos durante seu discurso, no qual prometeu rever a polêmica lei de segurança aprovada na antiga gestão e defendida por Salvini, ex-ministro do Interior.
Conte também disse que alterará as políticas imigratórias e a relação da Itália com a Europa. “O fenômeno migratório deve ser gerido com rigor e responsabilidade, perseguindo uma política modulada em vários níveis e baseada em um comportamento não mais emergencial, mas sim, estrutural, que enfrente a questão em suas complexidades”, afirmou.
“Definindo uma normativa orgânica contra o tráfico ilegal de pessoas, mas que seja capaz de lidar com a integração e com quem tem o dever de permanecer aqui ou de ser repatriado”, propôs o premier.
Falando sobre as propostas econômicas e fiscais, Conte afirmou que um dos principais desafios será a lei orçamentária e que seu governo defenderá a redução do número de parlamentares e de impostos na Itália.
“Um time de ministros competentes, provenientes de forças políticas diferentes, terá a honra e a responsabilidade de oferecer ao país um governo estável”, prometeu. A Câmara dos Deputados deve iniciar a votação de confiança no governo Conte às 19h30 de Roma (14h30 de Brasília).
*Com informações da ANSA.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




