Fonte do Jornal Grande Bahia (JGB) encaminhou neste domingo (13/10/2019) texto, vídeo e banner divulgados pela Republicana Web Rádio (https://www.facebook.com/RepublicanaWebRadio/), demonstrando ataque, com base em notícia falsa (fake news), contra os políticos de esquerda e centro-esquerda da Bahia e isentando o Governo Bolsonaro da responsabilidade pela contenção do maior desastre ambiental do Brasil, em termos de extensão territorial.
“É uma manipulação do discurso grosseira. Primeiro, o derramamento ocorreu em alto-mar, em zona de jurisdição da União e não há competência dos estados nordestinos para atuar neste território. Segundo, pela extensão territorial do dano, que afeta diferentes Estados, a jurisdição pelas ações passa a ser do Governo Bolsonaro”, alertou a fonte, que completou, “há evidente omissão do presidente Jair Bolsonaro, ao não ordenar a contenção e retirada do óleo derramado em alto-mar, fato que poderia mitigar o grave dano socioambiental”.
A fonte alertou, também, que a manipulação da Republicana Web Rádio é sordidamente grosseira porque associa, através do uso de imagens, os políticos que representam a Bahia, Rui Costa (PT), governador e os senadores Jaques Wagner (PT), Otto Alencar (PSD) e Angelo Coronel (PSD) ao desastre ambiental que afetou a costa marítima do Nordeste.
A publicação da Republicana Web Rádio, com título ‘“Ecologistas” de ocasião ignoram tragédia em praia do nordeste ao saber que culpa não é de Bolsonaro’, ocorreu na sexta-feira (11/10/209).
O caso
As praias dos estados do Nordeste foram degradadas pela contaminação do derramamento de petróleo em alto-mar. Nas primeiras semanas de outubro de 2019, o desastre socioambiental alcançou a zona costeira do Nordeste.
Acusado pelo presidente de extrema-direita Jair Bolsonaro (PSL-RJ), o Governo da Venezuela negou responsabilidade sobre o episódio.
Observa-se, por fim, que o Governo Bolsonaro não foi capaz de comprovar a origem e identificar os responsáveis pela contaminação ambiental, além de ter sido omisso ao não adotar medidas que mitigassem o desastre.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




