
O espetáculo Joãozinho da Goméia: De filho do tempo a Rei do Candomblé, da Cia de teatro carioca, Karma Círculus, integra a programação da 3ª edição do EPA- Encontro Periférico de Artes. A apresentação gratuita será no dia 05 de outubro, às 19h no Teatro Gregório de Mattos.
A montagem com direção de Átila Bezerra conta a história do mais importante babalorixá da história do Brasil. Foi Joãozinho que popularizou o candomblé no Brasil, por meio da dança. Era considerado um homem a frente de seu tempo que não se envergonhava de ser homossexual e pai-de-santo que afrontava os princípios de que homens não podiam “receber” o Orixá em público. A montagem resgata uma história pouco conhecida, mas de extrema importância para a cultura afro-brasileira.
Joãozinho da Goméia
Baiano de Inhambupe, no interior da Bahia, João viu sua vida se transformar quando ainda criança foi à cidade de Salvador em busca da cura para uma doença que o atormentava. Iniciou sua trajetória religiosa em 1931 e levou a dança dos Orixás para os palcos de teatros de Salvador. Em 1946 mudou para o município de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde alcançou poder e fama e se tornou o mais importante babalorixá da história do candomblé no Brasil.
Sobre o EPA
O Encontro é dedicado a valorização e a difusão de manifestações dos universos da arte negra e da periferia. Promovido e idealizado pela Companhia de dança ExperimentandoNUS, o encontro reúne diversas linguagens artísticas, como dança, oficinas, deb ates, exposições, performances, literatura, audiovisual. Toda programação é gratuita.
Um dos momentos mais esperado é a Batalha do Pagode, que será realizada no dia 06 de outubro de 2019, no Teatro Gregório de Mattos, às 14 horas. A competição vai reunir os 24 selecionados.
Inscrições para Batalha
As inscrições ainda estão abertas. Para se inscrever é só preencher o formulário com os dados solicitados, no link: https://forms.gle/1bz6gby8BfGdaDL16 . Os candidatos e candidatas têm até o dia 27 de setembro de 2019.
Espetáculos
A programação também conta com apresentações de artistas de outros estados, como Zé Viana Junior (CE), com o CorpoCatimbó; Joãozinho da Gomeia, com a apresentação; “De filho do tempo a Rei do Candomblé”, KarmaCírculus Cia de Teatro (RJ).
Oficinas
Dentro da programação, destaque também para as oficinas de Stencil – Estamparia, Dança Afro, Afroturismo, Literatura Negra, Percussão Corporal, Passinho e Ateliê de Contos. O encontro também vai contar com uma roda de conversa sobre o Mercado de trabalho de Pagode Baiano.
O EPA tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




