Libertação do ex-presidente Lula domina discursos no Plenário da Câmara dos Deputados

Na primeira sessão após a liberdade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o nome do ex-presidente foi mencionado mais de 150 vezes nos discursos dos deputados em Plenário.

Lula foi solto na sexta-feira (08/11/2019) após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reviu a posição sobre o cumprimento de pena obrigatório a partir da condenação em segunda instância.

O tema também está sendo discutido nesta segunda-feira (11) pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, que analisa a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 410/18, autorizando a prisão após segunda instância.

Deputados do PT ressaltaram que a liberdade de Lula é o primeiro passo do ex-presidente. A deputada Erika Kokay (PT-DF) disse que o objetivo é inocentá-lo. “Nós entramos nesta semana com Lula livre. Agora, trata-se de anular um processo que é absolutamente injusto. Lula não pode ser condenado porque teria se beneficiado da reforma de um apartamento que não é dele”, disse.

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) criticou os esforços para que Lula volte ao cárcere, como a votação da PEC na CCJ. “O Supremo Tribunal Federal fez justiça à Constituição e liberou o Lula. Agora, querem rasgar a Constituição e alterá-la para impedir o Lula livre”, afirmou.

Para o deputado Henrique Fontana (PT-RS), após a liberdade, Lula vai retomar o seu protagonismo na vida pública. “Nós queremos o presidente Lula de volta ao cenário brasileiro para andar pelo Brasil, dialogando com o povo brasileiro, dialogando com forças políticas que pensam diferentemente de nós e propondo soluções para o País”, disse.

Críticos
Já o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ) disse que as Forças Armadas precisam ficar atentas às atitudes tomadas por Lula em liberdade. Ele afirmou que há “instabilidade na América Latina” e que a libertação do ex-presidente faz parte de “um golpe em curso entre os setores do Judiciário, a imprensa e políticos de todo o Brasil”.

“Se este fosse um País mais sério, Lula deveria voltar para a cadeia por estar infringindo o artigo 286 do Código Penal: incitar, publicamente, a prática de crime. Ou seja, apologia ao crime, apologia à baderna pública”, declarou Otoni de Paula.

O deputado Luiz Lima (PSL-RJ) destacou que o ex-presidente não foi inocentado, mas foi libertado porque o seu processo não foi julgado até o fim. “Lula não está livre. Lula está solto. Lula não provou sua inocência. Lula ainda está passível de condenação”, ressaltou.

Foi o mesmo argumento usado pelo deputado Bibo Nunes (PSL-RS). “Lula não está livre. Em poucos dias, estará respondendo a novos processos pelos quais fatalmente será condenado. Então, mudem: Lula solto, e não Lula livre”, afirmou.

Polarização

O deputado Marcelo Ramos (PL-AM), por outro lado, destacou que a polarização política não pode dominar a agenda e inviabilizar as políticas públicas para a população.

“Enquanto a política se resume a um debate de prisão em segunda instância ou não, de Lula preso ou Lula solto, seguimos sendo um País sem um plano para os miseráveis e excluídos. Ninguém quer falar disso”, afirmou.

*Com informações da Agência Câmara.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da CMFS: Campanha de abril de 2026 2.
Banner do Governo da Bahia: Campanha sobre Feiras Literárias.
Banner do INSV 20260303.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading