Hemoba mobiliza grupos para manter estoque de sangue

HEMOBA solicita que membros da comunidade realizem doação de sangue.
HEMOBA solicita que membros da comunidade realizem doação de sangue.

Para manter o estoque de sangue em nível seguro durante o período de manutenção preventiva das Unidades Móveis de Coleta (Hemóveis), a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) tem investido na mobilização de grupos de doadores fidelizados.

A campanha, intitulada “Operação Verão”, pretende atrair doadores para uma das 25 unidades fixas de coleta distribuídas em todo o Estado. Nas próximas semanas de janeiro de 2020, a Fundação deseja aumentar o número de comparecimento de doadores a partir da realização de campanhas voltadas para o agendamento de grupos de doadores e promovendo o atendimento em horário estendido aos sábados, conhecido como “Sabadão Solidário”.

Segundo o diretor da Hemoba, Fernando Araújo, a estratégia é necessária pois devido à manutenção dos Hemóveis há uma necessidade maior de reforçar os estoques para continuar atendendo às demandas transfusionais com segurança. “Em nível de captação, as Unidades Móveis representam quase 40% das coletas que realizamos, superando 23 das 24 unidades de coleta no estado. Estamos mobilizando o público da capital para que doem na sede da Hemoba e nas unidades de Cajazeiras, Hospital do Subúrbio e Hospital Santo Antônio”.

Iara Matos, coordenadora de Captação e Coleta, ressalta que a Hemoba está aberta para novas parcerias. “Essa relação que temos com os doadores fidelizados é fundamental. Costumamos agendar os grupos durante as tardes, período em que a unidade fica mais vazia. Convidamos diversos segmentos da sociedade, como por exemplo, empresas, igrejas, unidades de saúde, universidades e associações. Essa participação faz toda a diferença”, ressalta.

Para agendar a doação em grupo, é preciso mandar um e-mail formalizando o pedido para o setor de Captação de Doadores, conta.captacao@hemoba.ba.gov.br, informando o nome do grupo e a quantidade de doadores. Cada grupo recebe um código personalizado para que realizem a doação. Através deste código, é possível contabilizar o número de candidatos à doação que foram mobilizados pelo grupo e compareceram ao hemocentro.

Sobre a doação de sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.

Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.


Tags




Cartaz do evento 'Cidade Verão' em Santo Estevão, destacando atividades de verão, cultura e movimento, com datas de 11 a 25 de janeiro, sempre aos domingos na Avenida Getúlio Vargas.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading