À unanimidade, formada por seis votos, neste sábado (15/02/2020), o Supremo Tribunal Federal Maçônico (STFM) do Grande Oriente do Brasil (GOB) revogou a eleição para direção do Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB) e determinou que os membros da potência maçônica procedam nova eleição para grão-mestre e grão-mestre adjunto, para o mandato de 2020 a 2023. O resultado foi informado por Luciano Sepúlveda, grão-mestre interino do GOEB e presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa (PAEL).
Entenda o caso
Em 23 de março de 2019, mestres maçons do Grande Oriente Estadual da Bahia (GOEB) elegeram Alexandre da Silva Monteiro, Grão-Mestre Estadual (GME) e Jorvan Andrade, Grão-Mestre Estadual Adjunto (GMEA).
Após a proclamação do resultado e antes da diplomação, a eleição foi contestada. Então, ocorreram disputas na Justiça Estadual e nos Tribunais do Grande Oriente do Brasil (GOB).
A longa contenda encontrou fim quando a Justiça Estadual definiu que a própria maçonaria realizasse o processo sucessório da instituição e que, até a proclamação do resultado final, deveria ser o presidente da PAEL, Luciano Sepúlveda, a assumir interinamente a direção do GOEB.
Composição do Tribunal
O STFM tem como presidente Dorival Lourenço da Cunha e vice-presidente Wanderley Salgado de Paiva e ocupam o cargo de ministro Augusto Martinez Perez, Clóvis Moura de Sousa, Galdino Toledo Júnior, José Manoel Ribeiro de Paula, José Moretzsohn de Castro, Paulo Rangel do Nascimento e Roberto Batista dos Santos.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




