
O Maranhão é um dos estados brasileiros que mais cultuam as entidades sobrenaturais. Lá, quando os tambores tocam, os “encantados” passam para os corpos dos pais de santos, principalmente na cidade de Codó, onde os maiores terreiros se encontram.
Entre suas magias e encantos sobressai um dos maiores patrimônios culturais do nosso país, fazendo-nos mergulhar numa viagem através do tempo. Seu povo, gentil e hospitaleiro, é conhecido por se expressar numa linguagem de origem africana, indígena e europeia. Tradicionalmente, é quem melhor fala a nossa língua.
Sua capital São Luís, fundada em 1612 pelos franceses, é considerada a mais lusitana de nossas cidades, abrigando o significativo acervo arquitetônico da América Latina. Suas ruas possuem vários codinomes carinhosos, como Ilha do amor, do Sol e outros. Uma delas homenageia a Bahia, com o nome de Irmã Dulce, a Santa Dulce dos Pobres, É onde mora o desembargador Cleones Carvalho Cunha, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel).
Criado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis, o Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, integrada pelos desembargadores que estiverem na presidência dos TREs. O Colégio tem como Presidente de Honra o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, atualmente a ministra Rosa Weber.
Nas reuniões do Coptrel, os presidentes dos Tribunais Regionais têm a oportunidade de se reunirem, discutindo questões que afetam a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta na qual são elaboradas proposições para incrementar a atuação dos tribunais.
Cleones faz parte dos maranhenses que orgulham os seus ancestrais artistas e eruditos. Nascido na cidade de Tuntum, famosa pela festa do seu Padroeiro São Raimundo Nonato, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em 1981. Bacharel em Teologia pelo Instituto de Estudos Superiores do Maranhão (IESMA) – Faculdade Católica do Maranhão e mestre em Direito Canônico pelo IPDC-RJ/Universidade Gregoriana, foi promotor na Comarca Pindaré-Mirim entre os anos de 1983 e 1984.
Juiz de Direito nas Comarcas de Vitorino Freire, São Bento, Coroatá e São Luís, foi Corregedor-Regional Eleitoral no período de 16/02/1993 a 12/02/1997. Em 1998, assumiu as funções de Juiz Corregedor da Corregedoria Geral da Justiça e, em seguida, foi nomeado Desembargador do Tribunal de Justiça do Maranhão.
Membro da Sociedade Brasileira de Canonistas, da Academia Maranhense de Letras Jurídicas, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (Cadeira Nº 25) e da Academia Ludovicense de Letras, exerceu a função de supervisor-geral dos Juizados Especiais. Em fevereiro de 2005, assumiu a direção da Escola Superior da Magistratura do Maranhão.
Foi também Corregedor-Geral da Justiça no biênio 2012/2013 e presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão no biênio 2016/2017. Durante o encerramento da Biometria na Bahia, recbeu as homenagens dos magistrados baianos através do presidente do TRE/BA, desembargador Jatahy Junior.
Jatahy o considerou um dos nossos, no que foi apoiado por todos os presentes. À parte a gentileza, Cleones, além de baiano, é um maranhense que honra os versos de Maria Inês Silva Queiroz, que diz que ser maranhense é admirar o francês, falar bem o português, empregar o “TU” naturalmente com flexão verbal fluente e vagar no “Reviver”. É também orgulhar-se da sua história e trazer na memória a sua glória. E isso o desembargador Cleones o faz com amor no coração, com erudição e simpatia. A homenagem que lhe foi prestada pela Bahia foi mais do que merecida, pois não só reconheceu suas grandezas humanas como fez o Maranhão reviver entre nós.
*Luiz Holanda, advogado e professor universitário.
Confira vídeo
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




