OMS quer ações ousadas contra Covid-19 na Europa, que tem 1/3 do total de casos

Um dos tipos de máscaras recomendado a pessoas que tenham contraído o novo coronavírus.
Um dos tipos de máscaras recomendado a pessoas que tenham contraído o novo coronavírus. Mundo tem mais de 184 mil notificações do novo coronavírus. Diretor-regional da Organização Mundial da Saúde afirma que níveis de alerta e atenção são boa notícia; continente vive “mudanças radicais” com nova cepa do vírus.

O Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde, OMS, para a Europa destacou esta terça-feira (17/03/2020) que são necessárias medidas ousadas em todos os países da região para combater o covid-19. A Europa é considerada agora o novo “epicentro” da pandemia de coronavírus.

Falando a jornalistas, em Genebra, o diretor-regional da OMS para a Europa, Hans Kluge, destacou que todas as nações “sem exceção, precisam tomar ações mais ousadas para interromper ou retardar a ameaça” do novo vírus.

Solidariedade

Para esse momento “sem precedentes” o diretor recomenda coordenação dos países, cooperação e harmonizar esforços. A OMS destaca que o vírus pode ser contido com solidariedade em grupos, nas nações e na região. Kluge informou que a OMS Europa partilha orientação técnica, recolhe e repassa informações a todos os 53 Estados-membros.

Um terço dos casos relatados em nível global ocorre na região.  A agência sublinha que em todo o mundo existem 184.976 casos confirmados, com 7.529 óbitos em 159 países.
Kluge destacou que a vida de milhões de pessoana Europa vem passando por mudanças radicais.

Reconhecimento

Ele descreveu a rotina como “simplesmente, uma nova realidade”, mas destacou que o papel dos serviços públicos de saúde e o valor dos trabalhadores da saúde está sendo reconhecido “como nunca”.

Para o representante, a “boa notícia” é que a região estava “alerta e atenta”. Kluge destacou o lançamento de “medidas de prontidão e resposta” em todos os Estados-membros.
Os países europeus lidam com quatro cenários: nenhum caso, primeiro caso, primeiro foco e primeira evidência de transmissão em grupo. Para o diretor, alguns estão nos cenários 2 e 3, enquanto que muitos nos níveis 3 e 4.
A recomendação a todos os Estados é estarem prontos para detectar, proteger e tratar casos de covid-19. As outras medidas são reduzir a transmissão, inovar e aprender.

Velocidade

Para o diretor-regional da OMS, os países precisam avaliar sua própria situação para decidir as medidas que deverão ser enfatizadas, porque o surto “está progredindo em velocidades diferentes”.

Na terça-feira, a União Europeia fechou por 30 dias as fronteiras de 27 países e do espaço Schengen, a zona livre de circulação sem passaporte.

A OMS destacou que perante a crise global de saúde devem ser testados todos os casos suspeitos do novo coronavírus.

*Com informações da ONU News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Banner de Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.
Banner com tema Assine o JGB no Google.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading