
Fontes do Jornal Grande Bahia (JGB) encaminharam neste domingo (19/04/2020) relatos e imagens que evidenciam alagamento em pontos da cidade de Aracaju, decorrente das chuvas. A situação compromete negativamente a saúde da população e ocorre nos bairros de classe média alta, a exemplo do Jardins e vai até a periferia da cidade.
A fonte destaca que o alagamento das ruas potencializa doenças epidêmicas, a exemplo das transmitidas pelo Aedes aegypti, tipo Dengue, Zika e Chikungunya, somada as doenças transmitidas por roedores. “Existem situações em que cidadãos, em um esforço para retirar à água que invadiu as habitações e sem usar equipamentos como botas e luvas, se expõem a graves riscos de infecção por contato com água contaminada, a exemplo de Leptospirose, Hepatite A, Salmonelose, dentre outras”.
Na contramão
O cenário é de ordem dramática. Em um esforço para tentar organizar o trânsito, agentes do município desviavam o fluxo de veículos para transitarem na contramão das vias, fato que amplia o risco de acidentes.
Ao mesmo tempo, vias de acesso dos poucos hospitais privados que existem em Aracaju estavam obstruídas pelos alagamentos, o que aumenta o potencial de morte, em casos de pessoas que necessitem de cuidados urgentes.
Negligência
Observa-se que os governantes e gestores, no âmbito do Estado e do Município, falham em não prover o adequado saneamento à população. Lembrando que esse não é um cenário novo, mas recorrente, que afeta há décadas a vida dos milhares de habitantes da capital do estado de Sergipe.
As falhas na infraestrutura da cidade se tornam mais um óbice ao problema de saúde pública decorrente da pandemia por Covid-19.
Não obstante, as recentes denúncias de negligência e indícios de corrupção envolvendo a política pública necessária ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus pode transformar o município de Aracaju e o estado de Sergipe em uma das unidades da federação mais afetadas pela doença de origem asiática, que, segundo dados da Johns Hopkins University (JHU), até às 10 horas deste domingo (19), foi responsável pela infecção de 2.347.875 pessoas no mundo, ocasionando 161.402 mortes e, no Brasil, infectou 36.925 pessoas, levando há óbito 2.372 cidadãos. Números que representam vidas e famílias e que não param de ampliar.






Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




